Unimed Sul Capixaba disponibiliza postos para coleta de medicamentos - Jornal Fato
Geral

Unimed Sul Capixaba disponibiliza postos para coleta de medicamentos

Segundo a farmacêutica Ariana Arpini, coordenadora do setor de farmácia hospitalar da Unimed Sul Capixaba, o descarte incorreto dos medicamentos traz diversos riscos à saúde e ao meio ambiente


O descarte de medicamentos no lixo comum pode prejudicar o meio-ambiente  e trazer outras consequências negativas, como riscos para os animais. Para conscientizar acerca da necessidade do descarte correto de remédios, a Unimed Sul Capixaba disponibilizou dois postos para descarte de medicamentos, um na recepção central do Hospital Unimed, no bairro Tijuca, e outro na recepção de internação do Hospital-Maternidade, no Centro de Cachoeiro de Itapemirim. Os pontos foram instalados este mês e toda a população pode fazer o descarte nesses locais.  

 

Segundo a farmacêutica Ariana Arpini, coordenadora do setor de farmácia hospitalar da Unimed Sul Capixaba, o descarte incorreto dos medicamentos traz diversos riscos à saúde e ao meio ambiente. "O medicamento na forma ativa depositado no ambiente tem potencial risco de contaminação da água, que pode afetar tanto a população que vai consumir, bem como os animais. Os riscos de descarte incorreto, principalmente de antibióticos, são enormes, pois pode tornar bactérias resistentes a estas substâncias", explica.  

Guardar medicamentos em casa também não é recomendado, pois pode haver uso de remédios vencidos e até intoxicação de crianças. "Nos postos de coleta, os medicamentos serão destinados aos serviços coletores químicos para incineração, eliminando os riscos ao ambiente", conclui a farmacêutica.  

Comentários