Mutirão coleta 77 toneladas de lixo no Gilson Caroni - Jornal Fato
Geral

Mutirão coleta 77 toneladas de lixo no Gilson Caroni

Os dados foram repassados na reunião, nesta semana, do comitê da prefeitura que promove o Sexta sem Aedes


Paralelamente à coleta e à conscientização, fiscais verificam empresas da região (Foto: Divulgação/PMCI)

 

Garrafas, pneus, sobra de material de construção, sacos plásticos e outros itens somam quase 77 toneladas de lixo reunidas durante ação no bairro Gilson Caroni, em Cachoeiro. Os dados foram repassados na reunião, nesta semana, do comitê da prefeitura que promove o Sexta sem Aedes.

 

A ação conjunta na manhã do dia 26 foi a segunda na rota do grupo. A primeira foi no bairro Coramara, em março. O projeto, porém, é mais amplo e busca estimular cada morador a concentrar sempre na sexta as ações preventivas contra o mosquito, que transmite chikungunya, dengue, febre amarela e zika.

 

No Gilson Caroni, a quantidade de notificações por parte dos fiscais foi menor, devido até mesmo a uma novidade: desta vez, o mutirão foi precedido por visita de equipe de limpeza, três dias antes, que ajudou a conscientizar a população e preparar o bairro.

 

"Queremos que os moradores abracem a luta, enxergando o município como parceiro. A partir do descumprimento das ações básicas de prevenção, estão previstas multas, de acordo com a lei, mas o próprio mutirão já funciona, também, como ferramenta de conscientização", avalia o secretário municipal de Saúde, Luiz Bindaco. Em julho, ocorre o terceiro mutirão, e a região será anunciada nas próximas semanas.

 

Um dos destaques nessas mobilizações é a equipe de educação em saúde, que visita empresas, casas e escolas no dia e nas vésperas. Com apoio de carro de som, faixas, panfletos e materiais lúdicos, como fantasias e bonecos, os servidores fazem a convocação e repassam dados importantes para as ações de prevenção, principalmente para professores e estudantes.

 

Paralelamente, atuam nas ruas os fiscais de Vigilância Sanitária, Meio Ambiente, Posturas e Obras, que vão a empresas, residências e terrenos baldios para verificar e notificar situações irregulares quanto a descarte de lixo e conservação da vegetação.

 

 

Comentários