Marataízes e Itapemirim: água recomeça aos poucos a chegar - Jornal Fato
Geral

Marataízes e Itapemirim: água recomeça aos poucos a chegar

Há moradores padecendo com interrupções desde o início da semana; SAAE improvisa captação auxiliar em ponto que não sofre interferência do mar e anuncia que "bombas de distribuição estão em pleno funcionamento"


- Reprodução/Instagram

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Itapemirim anunciou, em seu perfil oficial no Instagram, que "as bombas de distribuição de água estão em pleno funcionamento, garantindo o abastecimento regular para todas as regiões atendidas".

A autarquia atende também o município de Marataízes. Morador do bairro Santa Tereza, Patrick Pessini disse à reportagem do jornal ES de FATO que a situação começou, aos poucos, a normalizar hoje (20) na sua região. 

Ele ressalva, contudo, que a pressão ainda estava baixa e, "como todo mundo ficou sem água", quem tem caixa mais no alto ainda encontrava dificuldade. 

Já na casa de Rosa de Souza Belo Tavares, no distrito de Córrego do Ouro, em Itapemirim, a água havia voltado nesta quinta-feira (19). 

Élcio Goes, que mora no bairro Cidade Nova, em Marataízes, também confirma que na sua residência estava chegando água novamente, após sofrer interrupção no fornecimento na noite de ontem. 

Há relatos, porém, de moradores que ficaram sem água desde o início da semana, sobretudo em bairros mais altos e distantes.

Já Célia Ferreira percebeu que chegou um pouco na noite desta quinta-feira em sua casa, na Lagoa Funda. 

Mas na manhã de hoje, o fornecimento havia parado novamente.  

O avanço da maré no leito do Rio Itapemirim provocou salinização, comprometendo a captação de água doce para abastecer os municípios de Marataízes e Itapemirim. 

A estação de captação auxiliar do SAAE local, recentemente improvisada em ponto ainda mais distante no rio, fora da área afetada pelo mar, para solucionar as interrupções no fornecimento, enfrentadas pela população litorânea nos últimos dias, começou a funcionar com toda a sua capacidade, enfim.   

"Seguimos comprometidos em fornecer água de qualidade e manter a estabilidade no fornecimento, mesmo diante dos desafios recentes", declara a autarquia. 

Comments

SEE ALSO ...