Estação auxiliar do SAAE em Itapemirim começa captar água - Jornal Fato
Geral

Estação auxiliar do SAAE em Itapemirim começa captar água

Mas retomada completa de abastecimento é gradativa, com expectativa de normalização até sábado; há relato de morador há dias sem água


- Reprodução

O avanço da maré no leito do Rio Itapemirim provocou salinização, comprometendo a captação de água doce para abastecer os municípios de Marataízes e Itapemirim. 

A medida adotada pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) local para solucionar as interrupções no fornecimento, enfrentadas pela população litorânea durante toda a semana, está em funcionamento, enfim. 

Trata-se de estação de captação auxiliar, improvisada em ponto ainda mais distante no rio, fora da área afetada pelo mar. 

Já está bombeando água, mas o retorno é gradativo, com a expectativa de normalização do abastecimento até sábado (21), de acordo com o SAAE. 

A operação gerou otimismo na equipe, pois a água no ponto escolhido está sendo analisada com sucesso. 

"Até o momento, a salinidade é bem baixa em comparação à captação principal", informou a autarquia, por meio de sua assessoria de comunicação, à reportagem do ES de FATO.

As dificuldades, contudo, foram lembradas. "Estamos falando de fatos improváveis, como avanço da maré, vento, condições climáticas. Tudo isso interfere na nossa posição diante da população. Falando em condições técnicas, trabalho braçal, não estamos medindo esforços. Estamos nos dedicando dois dias seguidos para fazer acontecer a captação improvisada, mesmo com as intercorrências", assegura o SAAE.

O rompimento de duas tubulações no novo trajeto, três quilômetros maior, foi outro desafio que teve que ser resolvido.   

 

Falta

Moradores são afetados com interrupções no fornecimento desde o início da semana. Em locais mais afastados, há relatos de paralisação completa no abastecimento há dias, inclusive.   

Com residência no bairro Lagoa Funda, em Marataízes, há 19 anos, a jornalista Célia Ferreira diz que nunca havia ficado sem água, nem mesmo no verão.

"Ontem e anteontem não veio em nenhum momento. Esta madrugada, também não. Mas vamos ver, não é. Pelo que falaram, hoje deve normalizar", relata. 

Pouco antes da conclusão da reportagem, contudo, ela disse que havia acabado de voltar para casa e ainda não tinha água chegando. "E pela primeira vez em quase 20 anos, a água das minhas caixas acabou", lamentava. 

 

Comentários

VEJA TAMBÉM...