Detran mobiliza prefeituras para redução de acidentes - Jornal Fato
Geral

Detran mobiliza prefeituras para redução de acidentes

Este ano, o movimento internacional de redução de acidentes de transito, o Maio Amarelo, será lançado nacionalmente no Espírito Santo.


Foto: Ascom Detran|ES

Com o objetivo de planejar conjuntamente as atividades do movimento internacional de redução de acidentes de trânsito, o Maio Amarelo, o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) realizou, na quinta-feira (21), uma reunião de trabalho, em Vitória, com prefeitos, secretários municipais e representantes das guardas de trânsito. O Maio Amarelo será lançado nacionalmente no Espírito Santo, no dia 24 de abril, às 15 horas, no Palácio Anchieta, também na Capital. 

Além do governador do Estado, Renato Casagrande, o lançamento vai contar com autoridades do setor de Trânsito e Mobilidade Urbana de todo o País, assim como de representantes do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Em preparação para a campanha, a reunião desta quinta-feira teve o objetivo de mobilizar os 78 municípios para que proponham e participem ativamente das atividades de conscientização para boas práticas no trânsito. 

O diretor geral do Detran|ES, Givaldo Vieira, que coordenou a reunião, apresentou as principais iniciativas do Órgão, estatísticas sobre acidentes nas vias e rodovias capixabas e conclamou as prefeituras para se engajarem no Maio Amarelo. 

"É fundamental que todos os municípios se envolvam, com ações nas escolas, faculdades, nas ruas, com ampla divulgação nos sites institucionais, com caminhadas, passeios ciclísticos, iluminação de pontos em amarelo, que é a cor do movimento. O Detran|ES está à disposição para receber propostas de atividades em conjunto. A pauta da redução de acidentes de trânsito, proposta pelo Maio Amarelo, é também uma prioridade definida pelo governador Renato Casagrande para as tarefas do Governo do Estado", pontuou Givaldo Vieira. 

Dentre os números apresentados pelo diretor geral do Detran|ES aos participantes, estão a redução de 18,3 % na quantidade de vítimas fatais de trânsito na comparação entre os anos de 2018 (744 mortes) e 2017 (911 mortes), segundo dados do Observatório de Segurança Pública do Espírito Santo, vinculado à Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp).

 

Propostas nos municípios 

O prefeito de Santa Leopoldina, Vavá Coutinho, sugeriu que a campanha publicitária do Maio Amarelo também seja feita por meio de mídia móvel, como no para-brisa traseiro de ônibus, por circular em diferentes locais e pontos distintos, além de destacar a Caminhada do Imigrante, que será realizada em 1º de maio, como opção para o Detran|ES participar com ações educativas.  

Presente à reunião, o subsecretário de Transporte da Prefeitura de Santa Maria de Jetibá, Siguimar Schwanz, lembrou que, a partir de uma edição do Maio Amarelo, escolas do campo da rede municipal desfilaram, no ano passado, com cores e cartazes do Movimento durante a 29ª Festa Pomerana do município. "Neste ano novamente manteremos a ala com foco na educação de trânsito no Desfile Histórico Pomerano", afirmou Schwanz. 

Participaram, ainda, os prefeitos de São Roque do Canaã, Rubens Casotti; de Iúna, Coronel Weliton Pereira; de Vila Valério, Robson Parteli; de Ibitirama, Reginaldo Simão de Souza; os vice-prefeitos de Baixo Guandu, Eloy Avelino e de Conceição da Barra, Jonias Dionísio; a diretora técnica do Detran|ES, Édina de Almeida Poleto, além de subsecretários, coordenadores de Educação de Trânsito e guardas municipais de 22 municípios da Grande Vitória e do interior.

 

Maio Amarelo 

Trata-se de um movimento internacional que nasceu com a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. Em 11 de maio de 2011, a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Com isso, o mês de maio se tornou referência mundial para balanço das ações que o mundo inteiro realiza.

Comentários