Conscientização por meio dos quadrinhos - Jornal Fato
Geral

Conscientização por meio dos quadrinhos

BRK Ambiental utiliza a Turma da Mônica para abordar uso consciente da água e saneamento básico com estudantes


A BRK Ambiental, em parceria com o Instituto Trata Brasil e a Secretaria Municipal de Educação de Cachoeiro de Itapemirim, vai utilizar a revistinha da Turma da Mônica para abordar, junto a cerca de 1,3 mil estudantes do 5º. ano do ensino fundamental, o uso consciente da água e a importância do saneamento básico.

O lançamento da atividade, que integra o calendário do Programa Cuidar Mais, desenvolvido pela concessionária de água e esgoto, aconteceu nesta quarta-feira, dia 28 de março, com o repasse da metodologia a ser utilizada em sala de aula e a entrega da revistinha temática em quadrinho para pedagogos das escolas.

Estiveram presentes ao evento, representantes de 21 escolas da rede municipal e do Instituto de Pesquisas Educacionais (IPE), instituição privada de ensino. Além da revistinha da Turma da Mônica, os alunos vão receber exemplar da cartilha "Água, tesouro do presente", de autoria Reynaldo Monteiro, de Cachoeiro de Itapemirim.

Em sala de aula, após lerem e estudarem a revistinha da Turma da Mônica e outros materiais educativos, individualmente ou em grupo, os alunos irão criar as suas próprias revistinhas em quadrinhos com base no que aprenderam e compartilharam sobre os temas. Na sequência, cada escola participante selecionará a revistinha que irá representá-la na Bienal Rubem Braga, no dia 10 de maio.

"Apresentamos a metodologia e a dinâmica aos pedagogos, que irão compartilhar com os professores, orientando como deve ser feito o trabalho em sala de aula. Despertar e conscientizar nos estudantes do 5º ano sobre o cuidado com a água e a importância do saneamento é fundamental, pois eles têm a oportunidade de aprender certo e disseminar as boas práticas junto aos seus familiares", afirmou Paulo Arantes, responsável por projetos de saúde e meio ambiente na Secretaria Municipal de Educação. As atividades vão envolver professores de português, artes, ciência e geografia.

Rosa Malena Gomes Carvalho, responsável pela área de Comunicação da BRK Ambiental, destacou que o Programa Cuidar, realizado desde 2015, tem como finalidade sensibilizar e despertar estudantes e seus familiares para a importância do saneamento básico e a sua relação com a saúde e o meio ambiente. "Ao longo do ano, até outubro, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, vamos desenvolver uma série de atividades com alunos do ensino fundamental e da educação infantil. Algumas atividades serão concluídas com exposição de trabalhos em mostras científica e cultural em praça pública. O programa também realiza palestras em empresas e em comunidades".

Comentários