Futebol gay movimenta Marataízes - Jornal Fato
Esportes

Futebol gay movimenta Marataízes

Partida com objetivo de quebrar tabus e chamar atenção para a causa gay foi realizada domingo ante dezenas de expectadores


- Emella Simões

Público formado por dezenas de pessoas acompanhou, domingo, partida de futebol diferente, no campo Joca Soares, na Barra do Itapemirim, em Marataízes: todos os jogadores são gays. O objetivo do evento, segundo a organizadora Claudia Raylla, foi a quebra do tabu, além de chamar atenção para a causa. O amistoso foi entre Ypirangay, de Marataízes, e Capixabas, de Vitória, que venceu por 8x1.

Robert Simoni, do time vencedor, acostumado a enfrentar adversários de outros estados, comemora a oportunidade de jogar com capixabas. "Nosso time foi fundado em março desse ano, composto por 30 jogadores. Todos gays", conta.

Elisangela Pereira, em meio ao público, diz que desde as primeiras edições, comparece para apoiar seus amigos. "Precisamos acabar com as discriminações. Em todas as edições, a arquibancada sempre com muita gente."

A deputada federal Norma Ayub (DEM) também marcou presença. "Não é por motivo de campanha. Estou aqui a convite de amigos. Não faço discriminação. Nenhum deles pediu para ser assim, e, diante de Deus, somos todos iguais."

Alguns dos jogadores presentes do time Ypirangay, participaram das primeiras edições.  Claudia Rayalla, fundadora do time original, de 1998, afirma que outras edições virão. "Mais uma vez alcançamos nosso objetivo, trazendo o respeito para com os homossexuais. Que nossa classe seja aceita em qualquer lugar".

 

Comentários