1º Seminário de Ouvidoria e Transparência em Marataízes - Jornal Fato
Política

1º Seminário de Ouvidoria e Transparência em Marataízes

Marataízes promove o 1º Seminário de Ouvidoria e Transparência da Gestão Pública do Estado do Espírito Santo


- Comunicação PMM

A Prefeitura Municipal de Marataízes através da Ouvidoria Municipal promoveu na manhã da última sexta-feira, o 1º Seminário da Ouvidoria e Transparência na Gestão Pública. O evento aconteceu no Salão do Júri do Fórum "Juiz José Pinheiro Monteiro" e foi direcionado aos gestores públicos, ouvidores e servidores da esfera municipal e estadual, estudantes e sociedade civil. O evento teve como objetivo divulgar o papel da Ouvidoria na Administração Pública e a importância da participação dos cidadãos no exercício da cidadania no acompanhamento e controle das atividades que envolvem recursos públicos.

De acordo com o Ouvidor de Marataízes, Ricardo Simão Ferreira, o momento foi de grande importância para o município, reunindo autoridades renomadas na área que abordaram temas relacionados à atuação das ouvidorias, operacionalização de canais de atendimento ao cidadão, técnicas de mediação e tópicos ligados às legislações vigentes. "Foi um momento de muito aprendizado. Tivemos a oportunidade de obter informações preciosas para que possamos melhorar a prestação do serviço oferecido à população, além de conscientizar os participantes sobre a importância dos serviços prestados pelo órgão como instrumento da cidadania e incentivar a participação na gestão pública de forma mais ativa. Agradeço a presença de todos e ainda, aos envolvidos na realização deste evento.", ressalta Ricardo.

O momento contou com a presença do prefeito de Marataízes, Robertino Batista da Silva, o Juiz de Direito Dr. Erildo Martins Neto, o Ouvidor Municipal Ricardo Simão Ferreira, a Amanda Moreno, representando o Ouvidor da Assembleia Legislativa o Deputado Estadual Amaro Neto, a Ouvidora do Conselho Municipal de Saúde de Marataízes Dra. Rosmarie Pereira Ramos, o Delegadoda Polícia Civil Dr. Djalma Lemos e diversas autoridades municipais, além de palestrantes renomados no Estado do Espírito Santo sobre o assunto, dentre eles, o Auditor de Controle Externo do Tribunal de Contas - TCEES, Gustavo Fardin Faé, a Ouvidora do Governo do Estado, Aldicéia Lima Silva Andrade, o Ouvidor do Ministério Público, Sr. Eliezer Siqueira e o Ouvidor e Desembargador do Tribunal de Justiça, Dr. Everton Shuab.

"Orgulhoso em ver que Marataízes organizando o primeiro seminário sobre o assunto do Estado do Espírito Santo. Isso demonstra a eficiência do trabalho que oferecemos e a responsabilidade em tornar a ferramenta ainda mais divulgada e acessível à população, seja para fazer suas reclamações, sugestões, pedidos de informação ou elogios. Estamos dando a nossa contribuição para que o Estado continue no processo de crescimento e por mais que sejamos pequenos não nos impede de sermos melhores." Destaca o prefeito Robertino Batista da Silva.

O Portal da Transparência da Prefeitura de Marataízes foi apresentado pelo Ricardo Rios, representante da Empresa Ágape, responsável pela prestação do serviço com o site oficial do município. Dentre diversas ferramentas temos o Portal da Ouvidoria Municipal, onde funciona o e-SIC (Sistema Eletrônico de Informação ao Cidadão), o canal direto de contato da população com a administração municipal. Com o e-SIC o cidadão sabe exatamente, por meio de um protocolo que poderá ser consultado no próprio portal, qual a situação da sua solicitação de informação, dessa forma a população nunca terá dúvidas do andamento de seu contato com a prefeitura.

Comentários