Cuidados com as crianças no verão - Jornal Fato
Especial

Cuidados com as crianças no verão

Em todas as partes do mundo, o verão é sinônimo de dias bonitos, longos e ensolarados


O médico Luiz Renato Madoreira destaca alguns cuidados a serem tomados com os pequenos - Foto: Divulgação

Em todas as partes do mundo, o verão é sinônimo de dias bonitos, longos e ensolarados. As temperaturas sobem proporcionando diversão para os pequenos e descanso para os adultos. Mas, se toda essa diversão não for acompanhada de cuidados específicos, o que poderia ser um alivio, acaba se tornando uma grande e dolorosa dor de cabeça. 

O pediatra do Hospital Infantil Francisco de Assis, Luiz Renato Madoreira, comenta que os pequenos, principalmente os bebês merecem uma atenção dobrada e cuidados ainda mais específicos uma vez que são frágeis e delicados. "Qualquer sintoma como vermelhidão no corpo, febre, diarreia e desidratação, deve-se levar o bebê ao pediatra para uma adequada avaliação e orientação, assim eles estarão seguros para curtir todos os momentos com bastante saúde e alegria", alerta.

Mas até eles podem, e devem, aproveitar tudo que o sol pode oferecer. Ele explica que as crianças com menos de seis meses podem ser expostas ao sol apenas no início da manhã (até às 10h00) ou no fim da tarde (após às 16h00) e mesmo assim por curtos períodos de tempo. "Não é recomendado o uso do filtro solar antes de seis meses de idade por vários motivos, um dele é a inexistência deste produto ´para essa idade. Após essa idade, o filtro solar e roupas adequadas são essenciais mesmo nos horários de menor radiação.", explica. O seu uso é importante para proteger a pele de problemas como as queimaduras, envelhecimento precoce e até mesmo o câncer. "O recomendado é que se use filtro com fator entre 50 e 60 e deve ser reaplicado a cada duas ou três.", explica. Após a exposição ao sol, deve-se hidratar muito bem os pequenos, fazendo uso de cremes sobre a pele e também na ingesta de líquidos.

Segundo ele, os bebês sentem calor tanto quanto os adultos, portanto devem usar roupas leves e frescas. "Às vezes os pais acham que um bebe sente muito frio e coloca roupas e mantas. Isso pode ser prejudicial à saúde. Sempre recomendo olharem para si mesmo e vestirem as crianças conforme eles mesmo estão vestidos.", conta.

Quanto aos banhos de mar, o médico esclarece que somente os mais "grandinhos" podem desfrutar de um mergulho refrescante. "Banhos de mar somente a partir dos seis meses e com muitos cuidados para evitar acidentes trágicos como os afogamentos", comenta. Ele alerta que as crianças nunca podem desfrutar do mar ou das piscinas sem a supervisão de um adulto.

Outra dica é manter a criança sempre muito bem hidratada. "Oferecer líquidos como água, sucos, chás aos bebês com mais de 6 meses é muito importante. "Ressalta. O pediatra orienta também que a desidratação em crianças ocorre com grande facilidade portanto é fundamental estar alerta aos sinais. "Devemos ficar de olho nas crianças o tempo todo. Mesmo que ela não peça, ofereça água a todo instante".

Além disso, é importante evitar o consumo de alimentos das praias pois as altas temperaturas podem prejudicar a conservação do produto e causar intoxicação alimentar. "Prefira alimentos naturais como frutas, e em caso de dúvidas quanto a procedência do alimento, evite-o. Isso também vale para os adultos", orienta.

Renato chama atenção ainda para o uso dos repelentes. Nessa época do ano, os casos de dengue tendem a aumentar então é preciso não descuidar para o mosquito não morder as crianças. "Deve ser reaplicado a cada duas horas. Somente assim os pequenos ficaram protegidos de verdade".

No mais, a melhor dica é curtir. Se tomar todos esses cuidados, o verão será muito bem aproveitado por todos e as crianças poderão se divertir sem problemas.

 

Comentários