Ministro da Educação confirma desdobramento da Ufes - Jornal Fato
Educação

Ministro da Educação confirma desdobramento da Ufes

A Universidade Federal do Vale do Itapemirim (UFVI) será criada a partir do desdobramento da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), campus de Alegre.


- Foto: Gustavo Sales/Câmara dos Deputados.

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, confirmou em audiência pública na Câmara dos Deputados a criação da Universidade Federal do Vale do Itapemirim (UFVI), a partir do desdobramento da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), campus de Alegre.

Outras quatro instituições também foram confirmadas: do Sudeste e do Sudoeste do Piauí (Unifesspi), da Amazônia Maranhense (Ufama), do Norte Mato-Grossense (UFNMT) e do Alto Solimões (UFAS). Além da criação dos novos institutos federais de educação superior.

Segundo o ministro, a criação das novas universidades, a partir de desdobramento das atuais instituições, tem como objetivo o reordenamento das unidades da rede federal, a identificação de melhores arranjos geográficos e institucionais, a otimização da gestão e a consolidação dos arranjos produtivos e culturais. Também visa o equilíbrio do número de campi de cada instituição, para possibilitar uma gestão mais eficiente, além de buscar mais proximidade entre os campi e as reitorias.

O secretário de Educação Superior do MEC, Wagner Vilas Boas, disse que o ministério busca o cumprimento do Plano Nacional de Educação. Ele citou a meta 8, que é elevar o número médio de escolaridade dos brasileiros para 12 anos. Hoje, a média é de 11,4 anos, sendo que no Norte e no Nordeste está abaixo de 11 anos. Vilas Boas também citou a meta 12 do PNE, que é elevar taxa bruta de matrículas do ensino superior entre jovens 18 a 24 anos para 50%, sendo 40% na educação pública.

Quanto à localização das novas universidades, ele disse que o critério de escolha privilegiou as regiões que mais precisam. Das cinco novas universidades, duas estão na região Nordeste, em estados que só têm uma universidade federal.

O deputado Evair Vieira de Melo (PP-ES) elogiou o trabalho do ministro e da sua equipe, ao "dar oportunidade a alguns lugares do Brasil que ficaram esquecidos ao longo da história", e ressaltou a importância que a Universidade Federal do Vale do Itamerim para o sul do Espírito Santo e sua macro-região, que inclui o leste de Minas Gerais. Segundo ele, a medida atende a uma demanda de 30 anos daquela região.

A universidade será criada a partir de desdobramento do campus da Universidade Federal do Espírito Santo localizado na cidade de Alegre, com extensão no município vizinho de Jerônimo Monteiro. Segundo o deputado, trata-se de um campus já consolidado, respeitado e reconhecido, mas que poderia ter contribuído ainda mais para os brasileiros se tivessem dado a ele o prestígio e a oportunidade que agora se dá.

"Vamos criar um ambiente para criação e capacitação, vamos transformar a instituição num grande campo das exatas, das engenharias, da química", disse o deputado. Ele acrescentou que se empenhará para dar total condições ao ministro para continuar executando sua política.

Evair Vieira de Melo afirmou ainda que a criação da instituição obteve apoio massivo no estado. Assinaram um documento de apoio mais de 40 entidades do estado, 78 prefeitos, a Assembleia Legislativa e oito dos dez deputados federais.

Contudo, apesar de tanto apoio, o Conselho Universitário da Ufes se manifestou contrário ao desdobramento da instituição.

 

Comentários