Novembro registra alta com 59 pedidos de recuperações judiciais - Jornal Fato
Economia

Novembro registra alta com 59 pedidos de recuperações judiciais

Variação anual foi de 15,7%, impulsionada pelo setor de Serviços.


- Foto Reprodução Web

O mês de novembro registrou 59 pedidos de recuperação judicial, de acordo com dados do Indicador de Falências e Recuperação Judicial da Serasa Experian. Em comparação com o mesmo período de 2021, a alta foi de 15,7% com destaque para o setor de Serviços, com 32 requerimentos. Confira as informações completas no gráfico e tabela a seguir:

 

 

Para o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, apesar de terem crescido, as requisições em novembro foram 45% menores do que em outubro. "Isso mostra que as datas comemorativas como a Black Friday e os preparativos para o Natal aqueceram o mercado, dando mais esperança para os negócios sobreviverem. Mas os empreendedores ainda precisam ficar atentos com a evolução da taxa básica de juros e a mudança política prevista para o início do próximo ano, por isso é importante cuidar da saúde do fluxo de caixa e apostar em capacitação para melhorar a atuação".

Na análise por porte, foram as Micro e Pequenas Empresas que se destacaram no período, com 39 pedidos em novembro. Ainda segundo Rabi, "essa é uma tendência que se consolida, já que as MPEs no Brasil historicamente têm mais dificuldade de sobreviver, principalmente nos primeiros cinco anos de atuação". Confira todo o levantamento por porte:

 


Números de falências requeridas é o segundo maior de 2022

Com 95 requisições de falências, novembro também registrou o segundo maior número desde o começo de 2022. O crescimento foi de 41,8% em comparação ao mesmo mês do ano passado e, na variação mensal, a alta alcançou 33,8%. O setor com maior representatividade foi o de Serviços (40), depois Indústria (30), Comércio (24) e Primário (1). Confira as informações na íntegra no gráfico e na tabela abaixo:

 


Clique aqui
 e veja a série histórica do indicador na íntegra.

Comentários