Ferrovia Santa Leopoldina x Anchieta pode ser construída em cinco anos - Jornal Fato
Economia

Ferrovia Santa Leopoldina x Anchieta pode ser construída em cinco anos

Esta é a expectativa da mineradora Vale, que investe R$ 6 bilhões em empreendimento, cujo projeto foi apresentado ontem em Anchieta


- Leonardo Tononi/Governo do ES

Empreendedores da Região Sul capixaba conheceram quarta-feira (16) detalhes do plano da nova ferrovia que vai ligar Santa Leopoldina a Anchieta. A apresentação do Projeto Ferroviário "Ramal Anchieta" aconteceu na Fazenda Ponta Ubu, no município litorâneo sulino.

O investimento, de R$ 6 bilhões, a ser realizado pela Vale, prevê uma linha tronco com extensão de cerca de 80 quilômetros entre os dois municípios, assim como uma conexão de mais 20 quilômetros com o Porto de Ubu e pátio ferroviário. O traçado passará pelos municípios de Santa Leopoldina, Cariacica, Viana, Vila Velha, Guarapari e Anchieta.

A expectativa da mineradora é de um prazo de cinco anos para a conclusão do empreendimento. Diretora de Regulatório e Projetos de Infraestrutura da Vale, Daniella Barros reconhece, porém, que os principais desafios são licenciamento ambiental e desapropriação. Para ela, será necessário a parceria de toda a sociedade e governos.

"A gente estima que, em dois anos, já tenhamos todos esses estudos prontos e licenciados. A partir daí, em seis meses, a Vale está pronta para entrar e iniciar (as obras). Estimamos um prazo de cinco anos para implantação", declara a executiva.

Investimento bilionário da empresa em parceria com os governos federal e estadual, o ramal, explica Daniella, vai trazer a indução da economia e cargas. "Estamos trabalhando para ter uma carga âncora, que é o minério, possivelmente até impactar positivamente essa marca. Procuramos fazer o projeto de modo que ele ficasse mais viável em termos técnicos e de segurança", informa.  

 

Anchieta x Kennedy

Além da construção do Ramal Anchieta, a Vale se comprometeu voluntariamente a doar o projeto básico do segundo trecho da ferrovia, ligando Anchieta a Presidente Kennedy - com 87 quilômetros, parte importante da EF-118.

O projeto básico é fundamental para viabilizar investimentos desse porte, tanto na priorização de ações junto aos órgãos públicos quanto na atração de parceiros e investimentos para sua construção.

 

Evento

Participaram do evento em Anchieta, além de diretores da mineradora Vale, o vice-governador e secretário de Estado de Desenvolvimento, Ricardo Ferraço, lideranças empresariais municipais e de Guarapari.

"A construção deste modal está em sintonia com o propósito do Governo do Estado de materializar o desenvolvimento capixaba. A ferrovia vai conectar um dos mais importantes complexos siderúrgicos do mundo, localizado aqui no Espírito Santo. E servirá aos outros segmentos industriais e comerciais que mantêm relação com a região Centro Oeste", avalia Ricardo Ferraço.

Diretor da Regional Sul do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Espírito Santo (Sinduscon), Antônio Carlos Caiado considera o projeto a concretização de um desejo antigo dos empreendedores locais. "Estamos animados, queremos investir e estamos participando de tudo, colaborando no que for possível. A proposta que está feita para trazer esse ramal até Ubu e depois prosseguir até o Rio de Janeiro. Ter essa ferrovia funcionando é trazer para nós certeza de um futuro muito promissor para nossa região".

 

 

 

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