Conta de energia pode ficar até 6,6% mais barata - Jornal Fato
Economia

Conta de energia pode ficar até 6,6% mais barata

A tarifa definitiva será determinada pela ANEEL no início de agosto para entrar em vigor a partir do dia 7 de agosto de 2019


Foto: Arquivo/Fato

A cada três anos a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) realiza o processo de Revisão Tarifária da EDP Espírito Santo, em que são avaliados todos os investimentos realizados pela companhia, a qualidade do serviço prestado, os níveis de perdas na rede, os custos com compra de energia, os encargos setoriais, dentre outros itens.

Neste ano, a Aneel iniciou nesta terça-feira (7) a audiência pública para discutir a Oitava Revisão Tarifária Periódica da EDP. Inicialmente, a Aneel calculou uma redução média de 6,66% para as tarifas a serem praticadas pela EDP a partir de 7 de agosto de 2019.

A empresa de energia ressalta que se trata de um índice preliminar. O ano tarifário compreende o período de agosto/18 até julho/19. Portanto, ainda serão incluídas informações dos meses de maio, junho e julho de 2019, bem como a análise das contribuições da sociedade no processo conduzido pela Aneel.

A tarifa definitiva será determinada no início de agosto para entrar em vigor a partir do dia 7 de agosto de 2019.

A Aneel é responsável por calcular as tarifas de energia de todas as concessionárias de distribuição de energia elétrica do país, incluindo a EDP.

 

Principal fator

Na revisão da EDP Espírito Santo, o item que mais contribuiu para os índices propostos de redução tarifária foram os custos com pagamento de encargos setoriais.

- Redução de 6,63% nos encargos setoriais devido ao fim do pagamento de empréstimos realizados em 2013 e em 2014 para pagar as termoelétricas que tiveram que gerar energia naquele período devido a uma seca muito severa.

 

Efeito percebido pelo consumidor

O efeito médio preliminar calculado é de redução de 6,66% no valor da tarifa.  Para as unidades consumidoras atendidas em baixa tensão (residenciais) o efeito médio preliminar calculado é a redução de 6,79% e a redução de 6,35% para aquelas atendidas em alta tensão.

 

reajuste_EDP_ES.jpg

 

 

Comentários