Sexta-feira (28) encerrará evento de criatividade e imaginação em Anchieta - Jornal Fato
Cultura

Sexta-feira (28) encerrará evento de criatividade e imaginação em Anchieta

De iniciativa de Douglas Lopes e Luciano Albertazzi Bravo, o evento teve o intuito de alimentar a comunidade de referências culturais.


Na última quinta-feira (20) o CEEMTI Paulo Freire, em Anchieta foi palco para o início da primeira edição da Mostra Plantar. De iniciativa de Douglas Lopes e Luciano Albertazzi Bravo, dois vencedores do prêmio Anchieta Arte e Cultura de 2022, o evento teve o intuito de alimentar a comunidade de referências culturais, de novos instrumentos para a criação artística e instigá-la criativamente.

No dia 20, aconteceu a Oficina de Fanzines, que ensinou os primeiros passos da autoedição e da arte de contar histórias em pequenos impressos artesanais. A atividade, orientada por Luciano Albertazzi Bravo, se encerrará no dia 28, às 18h, com a realização de uma mini feira gráfica para lançamento das obras dos alunos. 140 mini-fanzines dos alunos serão distribuídos gratuitamente.

Também na sexta-feira (28), Douglas Lopes receberá os alunos e a comunidade para a palestra "A Arte Inspira", sobre as possibilidades que arte pode proporcionar no âmbito profissional, usando sua própria carreira como case. A palestra acontecerá às 10h, no auditório do CEEMTI Paulo Freire. No começo da noite, às 19h, o artista retorna à escola para a apresentação do show "A Fogueira", com músicas de seu primeiro disco, relacionadas aos encontros e vivências compartilhadas ao redor do fogo.

Os interessados devem procurar a secretaria do CEEMTI Paulo Frente, na v. Mariana Damazio Flores, 701, no bairro Recanto do Sol, em Anchieta pelo telefone: (28)3536-2709. Os eventos são gratuitos.

A Mostra Plantar conta com o apoio da Gerência de Cultura e Patrimônio Histórico de Anchieta (Prefeitura Municipal de Anchieta) e da Secretaria de Estado de Cultura do Estado do Espírito Santo. A Oficina de fanzines tem coordenação de Ellen Krause Bravo e será orientada por Luciano Albertazzi Bravo e Iris Negrini Ferreira.

 

Sobre Douglas Lopes

Pertencente à nova safra da MPB, Douglas Lopes é um cantor e compositor que conta histórias através de suas canções. Desde 2021 é um artista contratado por uma das maiores distribuidoras de música digital do mundo, ONErpm. Acumula excelentes trabalhos e aceitação do público nas plataformas digitais, passando da marca de 1 milhão de plays e visualizações sendo um dos maiores artistas capixabas da atualidade do gênero Nova MPB em número de ouvintes nas plataformas. Foi indicado a melhor artista no Prêmio da Música Capixaba em 2022.

 

Sobre Luciano Albertazzi Bravo

Desde o final da década de 1990, Luciano está envolvido com a produção de fanzines, a publicação em blogs e com a escrita de crônicas e ensaios para jornais de grande circulação. Em 2017, fundou a Variação Atmosférica, um pequeno projeto editorial pessoal. Com foco na cidade de Anchieta, onde reside e em cuja comunidade atua há nove anos, publicou o zine de fotografias "As Árvores da Av. Dom Helvécio" (2021), com apropriação de imagens da reforma e reurbanização do bairro de Iriri.

 

Comentários