Projeto sobre Ecoturismo de Base Comunitária é desenvolvido em Cachoeiro - Jornal Fato
Cultura

Projeto sobre Ecoturismo de Base Comunitária é desenvolvido em Cachoeiro

Um grupo de produtoras culturais está desenvolvendo um projeto de capacitação para o Turismo de Base Comunitária na comunidade de São Vicente, distrito do município.


- Foto: Natássya Carvalho

O cuidado com o meio ambiente tem se tornado pauta recorrente em esferas sociais das mais diversificadas. Em cidades que possuem área ambiental apta a receber atividades turísticas, esse cuidado se amplia e gera, ainda, a preocupação com a gestão consciente do ecoturismo. Em Cachoeiro, um grupo de produtoras culturais está desenvolvendo um projeto de capacitação para o Turismo de Base Comunitária na comunidade de São Vicente, distrito do município. O projeto Ecos do Interior, voltado para a Educação Patrimonial e valorização do Ecoturismo de Base Comunitária, foi contemplado pelo Edital 015 - Educação Patrimonial (Funcultura SECULT/2020), de incentivo à cultura do Espírito Santo, e visa fortalecer as atividades turísticas dos moradores.

A iniciativa é da produtora cultural Sarah Dalvi, em parceria com Natássya Carvalho, fotógrafa, e Thatiane Cardoso, produtora cultural. O grupo trabalha a partir da identificação das demandas, abarcando a sustentabilidade do turismo na região, através de pesquisas que buscam identificar as necessidades inerentes à comunidade, dentro do contexto do ecoturismo.

Sarah, que passou a maior parte da vida na localidade de Tijuca, zona rural de Cachoeiro, conta que só quem convive ou é morador dessas comunidades, entende as necessidades de investimento em infraestrutura, assistência e capacitação: "Por isso, é sempre importante criar mecanismos de divulgação que elevem o potencial turístico, cultural e socioeconômico desses locais".

Para além da identificação e capacitação, o Ecos do Interior traz a mostra de cultura ambiental "EcoLar", para a difusão audiovisual com temática socioambiental. Uma iniciativa voltada para o fortalecimento da identidade cultural e preservação ambiental, realizada em parceria com o Cine Clube Rota dos Parques. Serão dois dias de workshop, cuja programação envolve dinâmicas e exercícios cooperativos, quando se abordarão os conceitos e a definição do Turismo de Base Comunitária. "Em São Vicente, há uma diversidade de vias de atuação turística. Pousadas, rampa de voo, trilhas, cachoeiras, restaurante, agroindústria. Tudo isso traz trabalho e geração de renda. Capacitar a comunidade para que identifique e impulsione o seu potencial turístico é o um dos objetivos do projeto", comenta Thatiane.

 

Distritos e localidades rurais

Além de São Vicente, Cachoeiro de Itapemirim possui oito distritos: Burarama, Conduru, Córrego dos Monos, Coutinho, Gironda, Itaoca Pedra, Pacotuba, Vargem Grande de Soturno, e outras três localidades rurais: Tijuca, Itabira e Gruta.

A proposta é oferecer formas de organização, planejamento e monitoramento para que a comunidade anfitriã possa gerir as atividades turísticas na localidade de forma colaborativa e integrada.

"Muitas comunidades rurais em Cachoeiro de Itapemirim - ES possuem atributos e potenciais importantes para compor roteiros culturais e turísticos, oferecendo aos munícipes e demais espectadores experiências incríveis de resgate histórico e conexão com o meio ambiente. O projeto Ecos do Interior começou por São Vicente, mas certamente em outras oportunidades poderá ser ampliado para outras localidades" Ressalta Sarah.

Comentários