Mulheres: Coletivo Surto Cênico realiza concurso literário em Cachoeiro - Jornal Fato
Cultura

Mulheres: Coletivo Surto Cênico realiza concurso literário em Cachoeiro


- Foto Divulgação

O Coletivo Surto Cênico está com inscrições abertas para o I Concurso Literário Jornal Secreta Luz, voltado para o público feminino de Cachoeiro de Itapemirim. As inscrições foram abertas nesta terça-feira (3) e seguem até o próximo dia 20, através do e-mail [email protected]. O concurso vai premiar seis textos, de mulheres cachoeirenses, com o valor de R$ 250,00, além de realizar a publicação impressa do material para circulação. O regulamento completo para a participação está disponível no blog Jornal Secreta Luz (link segue no fim desta matéria).

Amanda Malta, atriz, produtora cultural e proponente do projeto explica que a iniciativa veio como forma de oportunizar, valorizar e incentivar as escritoras da cidade. "Muitas mulheres têm o desejo de vocalizar suas experiências e muitas vezes não sabem como. Hoje, uma mulher comum encontra dificuldades em acessar os periódicos locais para se expressar. Há um entendimento, no coletivo social, que pra escrever precisa ser escritora, e o Jornal Secreta Luz, por meio do concurso literário, busca desmistificar esse mito e mostrar que qualquer mulher pode e deve ter sua voz erguida".

Amanda conta que o Jornal Secreta Luz foi criado em julho de 2021 por um grupo de mulheres que se reuniu, de maneira voluntária, para realizar o periódico de circulação mensal, "o Jornal começou de forma online, todos os meses reuníamos nossos textos. Uma ilustrava, outra diagramava, outra realizava a publicação, e assim caminhamos. As edições online já publicadas contam com um histórico de vinte e sete textos, quinze escritoras e mais de três mil visualizações entre aplicativos de conversa e redes sociais, até o momento". Porém, segundo Amanda, um dos objetivos era alcançar mulheres que não têm acesso à tecnologia. "Precisávamos chegar à parcela social que não tem um computar ou o manejo tecnológico, e para isso idealizamos a edição impressa. Mas tudo tem um custo e buscamos, a equipe e eu, um meio para custear esse desejo e foi aí que fizemos a submissão do projeto no edital da Lei Rubem Braga".  "Pensando nisso, disponibilizamos também a entrega dos textos presencialmente. A Secretaria de Cultura e Turismo de Cachoeiro nos possibilitou um ponto de recebimento na Casa dos Braga. Assim, a mulher que desejar participar e não tiver um computador para digitar e enviar por e-mail, pode escrever o texto à mão e entregar no local. Essa foi uma alternativa para ampliar e democratizar o acesso ao concurso'.

A equipe editorial do projeto é organizada por Amanda e mais cinco mulheres: a atriz de Brenda Perim, que realiza a coordenação; a professora e escritora Yasmim Giro, que fará a seleção dos textos recebidos, a escritora Olívia Batista, responsável pela correção do material, e a diagramadora e artista gráfica Larissa Pereira. O jornal conta também com a historiadora Tamiris Marchiori, que compõe a equipe e é a responsável pela pesquisa histórica da mulher, e artista, que inspirou o nome do jornal: Luz Del Fuego.

O projeto Jornal Secreta Luz foi contemplado pelo edital de incentivo cultural 014/2021 - Lei Rubem Braga, e tem a previsão de encerramento no mês de fevereiro, quando será realizado o sarau de lançamento, a entrega das premiações e a distribuição do jornal impresso.

 


Conheça a artista e idealizadora do Jornal Secreta Luz:

 

 

Amanda Malta é atriz, produtora cultural e graduada em pedagogia. Atua na área teatral há 25 anos apresentando espetáculos de diversos gêneros. Desde 2017 vem intensificado as atividades de oficinas, voltadas para a infância e juventude. Na produção cultural, a artista atua em diversas frentes, como: teatro, dança, literatura, música, entre outras. Ela é a fundadora do Coletivo Surto Cênico e produtora da empresa Palmas Produções, que atuam na cidade promovendo e difundindo a arte e a cultura, e, também, propondo projetos para editais culturais municipais e estaduais, como o projeto "Dez em Uma", realizado em 2022 por dez meses, pelas ruas da cidade de Cachoeiro de Itapemirim.

Comentários