Casagrande participa de inauguração de Centro Cirúrgico na Santa Casa de Guaçuí - Jornal Fato
Cidades

Casagrande participa de inauguração de Centro Cirúrgico na Santa Casa de Guaçuí

A inauguração, na manhã desta quinta-feira (5), foi a primeira agenda oficial do novo mandato, na região Sul do Espírito Santo.


- Foto: Divulgação.

O governador do Estado, Renato Casagrande, cumpriu sua primeira agenda oficial do novo mandato, na região Sul do Espírito Santo. Na manhã desta quinta-feira (5), aconteceu a inauguração do novo Centro Cirúrgico da Santa Casa de Guaçuí. Com equipamentos com tecnologia de ponta, o espaço conta com quatro salas cirúrgicas de grande porte, para a realização de procedimentos de média e alta complexidade e cinco leitos de recuperação anestésica. Cirurgias de baixa e média complexidade serão realizadas nas salas novas. 

Durante suas falas, Casagrande destacou a evolução da Santa Casa de Guaçuí nos últimos anos, com a ajuda constante do governo do Estado. "Esta Santa Casa é exemplo do trabalho. Quando começamos não tinha UTI, hoje tem 20 leitos de UTI". O governador também enfatizou que a saúde continuará sendo uma de suas prioridades, começando pela atenção básica, que tem demonstrados números significativos nos últimos anos. "Quando assumidos o governo do Estado nós éramos o quarto pior Estado em saúde da família, hoje somos o quarto melhor", disse.

O novo secretário de Estado de Saúde, Miguel Duarte, exaltou o Sistema Único de Saúde (SUS) em seu primeiro discurso à frente da pasta. "Esta é minha primeira agenda oficial como Secretário de Saúde e é imenso o prazer de inaugurar um Centro Cirúrgico. A saúde é um dos maiores desafios do governo e sou um defensor ferrenho do SUS". Miguel Duarte elogiou a acessibilidade sem distinção ao atendimento médico oferecido pelo SUS, citando como exemplo o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). "O Samu recebe um chamado e vai atender, independente que quem seja. Não faz diferença classe social, raça, nada. O atendimento é igual para todos".

A Santa Casa de Guaçuí é um hospital filantrópico, referência na região do Caparaó, atendendo pacientes de diversos municípios vizinhos. E esse destaque foi lembrado pelo provedor da instituição, Gilson Joaqui Caetano, durante suas falas. "Sem falsa modéstia, não se pode falar em hospital filantrópico do Estado do Espírito Santo, sem falar na Santa Casa de Guaçuí". Gilson Caetano destacou ainda a importância do hospital para a economia local. "A inauguração desse Centro Cirúrgico é mais que uma obra. Ela representa esse objetivo primário que temos de termos o hospital mais moderno e humanizado. Ela representa o fortalecimento da economia local, pois com um hospital estruturado e fortalecido temos um maior fluxo de pessoas no nosso comércio. Representa mais emprego pois somos o principal empregador depois da Prefeitura, com 275 colaboradores".

Breve em seu discurso, o prefeito de Guaçuí, Marcos Jauhar, agradeceu ao governador pelos investimentos no município e por ter escolhido a cidade para sua primeira agenda oficial de 2023 no Caparaó. "A palavra hoje é gratidão ao governador do Estado. No quinto dia do seu segundo governo, obrigado por estar aqui, nesta inauguração".

Também estiveram presentes no evento, a ex-vice governadora e atual secretária de Estadual de Mulheres, Jacqueline de Moraes, deputados eleitos, entre eles, Alan Ferreira, Bruno Lamas, Marcelo Santos e Sandro Locutor, o ex-deputado, Luciano Machado, além de prefeitos da região, como o de Dores do Rio Preto, Ninho, de Divino de São Lourenço, Eleardo Brasil e de Alegre, Nemrod Emerick, e de vereadores do município e cidades vizinhas.

Após a inauguração, o governador Casagrande seguiu para Pedra Menina, distrito de Dores do Rio Preto, para inaugurar uma unidade de saúde básica.

Comentários