Gaitista do ES mistura o som do jazz com música brasileira em novo disco - Jornal Fato
Cultura

Gaitista do ES mistura o som do jazz com música brasileira em novo disco

O álbum é uma jornada sonora que leva os ouvintes em uma viagem pelos diferentes ritmos e harmonias que influenciaram sua carreira.


Você sabia que um dos maiores gaitistas do Brasil é capixaba e lançou disco recente misturando Jazz e música brasileira? O gaitista Paulo Prot disponibilizou gratuitamente seu disco "Perâmbula", uma coleção de 8 faixas originais que apresentam uma mistura única de música brasileira, jazz e blues em todas as plataformas digitais. O disco inova ao trazer a gaita como protagonista de todas as faixas, numa pegada dançante e ousada.

Com mais de 20 anos de carreira, Prot é um músico dedicado ao estudo do cromatismo na harmônica diatônica, movimento musical focado em expandir as possibilidades melódicas e estéticas do instrumento. Ele busca fundir diferentes estilos musicais em suas composições, músicas que misturam baladas, sambas e baiões.

O álbum é uma jornada sonora que leva os ouvintes em uma viagem pelos diferentes ritmos e harmonias que influenciaram a carreira de Prot. "Perâmbula" é um lugar mágico e imaginário, como uma cidade que está em constante mutação, um lugar que caminha e, por decurso, dança.

O material apresenta músicas como "Fino Trapo", um baião que se utiliza da forma blues em sua construção, uma homenagem às raízes da gaita em diálogo com a cultura brasileira. "Escaudalosa", música que inicia o disco, uma bossa enérgica, representa o início do músico como compositor sendo a música que serviu de pontapé para a realização do trabalho. Também a balada "Bernardo Eremita", tema que faz alusão às adaptações que temos que fazer no trajeto da vida.

Mesmo com o disco tendo sido produzido de forma independente pelo próprio autor em homestudio, onde ele gravou pianos elétricos e harmônicas diatônica, cromática e gaita baixo, o disco contou com a presença de grandes músicos como Otavio Castro (RJ), gaita e baixo elétrico, Edu Szajnbrum (ES), bateria e percussão, Fabio do Carmo (ES), violão sete cordas, Manel Fogo (ES), baixo em "Fino Trapo" e Nathan Morais (MG), baixos em "Escaudalosa" e "Cidade Imaginária".

"Estou muito animado em lançar 'Perâmbula'", disse Prot. "Este álbum representa uma mistura de minhas influências musicais e é um reflexo de um desejo antigo de me apresentar como compositor. Espero que as pessoas gostem tanto de ouvir quanto eu gostei de fazê-lo".

 

Serviço:

"Perâmbula" está disponível em todas as principais plataformas digitais de música.

Acesse: https://linktr.ee/pauloprot

Comments