Fotógrafos cegos expõe em Cachoeiro - Jornal Fato
Cultura

Fotógrafos cegos expõe em Cachoeiro

Fotografias de um coletivo inédito de 12 fotógrafos cegos abre à visitação na Praça de Fátima, a partir do dia 2 de agosto


- Foto: Divulgação

A exposição da Escola de Fotógrafos Cegos está prestes a aportar em Cachoeiro de Itapemirim. Depois de passar pelo norte do Espírito Santo, nos últimos meses, o trabalho que reúne fotografias de um coletivo inédito de 12 fotógrafos cegos abre à visitação na Praça de Fátima, no Centro da cidade de Cachoeiro de Itapemirim, a partir do dia 2 de agosto, quando será inaugurada às 19h.

Desde a primeira vez que a exposição "Quando Fecho os Olhos Vejo Mais Perto" foi instalada no Parque Moscoso, em Vitória, no ano de 2023, mais de 30 mil pessoas visitaram o trabalho da Escola de Fotógrafos Cegos. Cachoeiro de Itapemirim é a última cidade a receber a exposição, com curadoria da artista visual e fotógrafa Barbara Bragato. Ao todo, são 32 imagens retroiluminadas de grande dimensão.

A exposição vem acompanhada de ações educativas, com oficinas, visitas guiadas e rodas de conversa, conduzidas pela equipe de professores e com a participação dos autores que estarão presentes na abertura.

A idealizadora do projeto, a atriz, encenadora e cineasta Rejane Arruda, coordena as atividades do projeto desde 2022, quando a Escola de Fotógrafos Cegos teve início. As 12 pessoas cegas - seis cegas de nascença e seis com cegueira adquirida - vivenciaram uma imersão em estudos dirigidos, experimentos e saídas fotográficas, baseados em pesquisas desenvolvidas pelo coletivo Poéticas da Cena Contemporânea, desde 2015, em Vila Velha.

"Nossa pesquisa parte da premissa do valor de não ver no ato de fotografar, tese documentada pelo ensaio do fotógrafo Cao Guimarães, que citamos em um dos cubos da exposição, chamado 'Revivido e Refeito'. Cao se venda para fotografar, testemunhando em seu "Histórias do Não Ver" que fotografar sem enxergar traz liberdade. Apostamos na sensibilidade e no poder inventivo de nossos alunos", explica Rejane Arruda.

O resultado desse trabalho agora está sendo levado a diferentes lugares do Espírito Santo, ficando acessível às populações de quatro diferentes cidades, bem como a estudantes, professores, profissionais das artes visuais e de projetos sociais.

 

Roda de conversa e Oficina

No dia da inauguração, haverá também uma roda de conversa com os fotógrafos cegos Maycon Machado, Manoel Peçanha e Jonatas Sobral. Os artistas falarão sobre a forma de cada um perceber o mundo e documentar suas memórias e contextos pessoais de vida, por meio do ato fotográfico.

"As minhas expectativas de participar da abertura da exposição em Cachoeiro, que inclusive é uma cidade que não conheço, são as melhores possíveis. Para mim, é uma honra fazer parte desse trabalho da Escola de Fotógrafos Cegos", comentou Maycon Machado, que estará interagindo com o público durante o evento.

A oficina será ministrada no turno vespertino, das 14h às 16h, no mesmo dia, também gratuitamente. Quem quiser se inscrever, deve preencher o formulário de inscrição disponível no link https://abrir.link/oficinacachoeiro, ou no link da bio do perfil no Instagram (@escoladefotografoscegos).

 

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

Inauguração: 2 de agosto, às 19h

Local: Praça de Fátima, Avenida Beira Rio - Centro, Cachoeiro de Itapemirim

Aberta ao público até 25 de agosto.

Agendamentos: Com Mario Ferreira - (28) 99978-4453

Inscrição para a oficina: formulário disponível no link https://abrir.link/oficinacachoeiro

Comentários