Fã morre em show de Taylor Swift e apresentação de hoje é adiada no RJ - Jornal Fato
Cultura

Fã morre em show de Taylor Swift e apresentação de hoje é adiada no RJ

As causas da morte ainda não foram esclarecidas. O show ocorreu em um período de forte calor em vários estados do país.


- Foto: Reuters/ Pilar Olivares.

O segundo show que a cantora Taylor Swift faria no Rio de Janeiro foi adiado. A apresentação aconteceria neste sábado (18). O anúncio do adiamento foi feito pela cantora em suas redes sociais. O motivo seria o calor forte que atinge a cidade, que hoje bateu mais um recorde de sensação térmica. "Foi tomada a decisão de adiar o show desta noite devido às temperaturas extremas no Rio", escreveu a cantora. Uma jovem morreu e cerca de mil pessoas desmaiaram durante o show desta sexta-feira (17).

A estudante Ana Clara Benevides Machado, de 23 anos, morreu durante o show da cantora norte-americana, no estádio do Engenhão, no Rio de Janeiro. As causas da morte ainda não foram esclarecidas. O show ocorreu em um período de forte calor em vários estados do país. Na manhã de ontem, a sensação térmica se aproximou dos 60°C na cidade do Rio.

O governador do estado, Cláudio Castro, informou que a Polícia Civil abriu inquérito para apurar o caso. Antes do adiamento, ele ainda tinha determinado a instalação de bebedouros, com fornecimento gratuito de água, dentro do estádio do Engenhão para os outros dois shows da cantora, neste sábado (18) e no domingo (19).

"Determinei ao Procon do Estado a imediata apuração, junto à organização do evento, sobre os motivos da restrição da entrada com água no estádio Nilton Santos. Para os próximos dois dias de shows, o órgão oficiou a empresa organizadora para instalar mais bebedouros dentro do Engenhão e, principalmente, a permitir o acesso de garrafas de plástico vazias, sem tampa, para servir de refil", afirmou Castro, em nota.

O governador também tinha determinado a distribuição de água mineral no entorno do estádio, a presença de mais ambulâncias para atender o público e a utilização de caminhões dos bombeiros para jogar água no público, no intuito de diminuir o calor.

Na internet, circulam vídeos em que a cantora Taylor Swift pausou o show e pediu que algumas pessoas tenham acesso à água. "Eles precisam de água, bem ali. Estão segurando um telefone pra dizer isso. Desculpem, mas está muito calor, então se estão dizendo que precisam de água, eles realmente precisam. Temos que fazer chegar até eles".

Neste sábado, o ministro da Justiça, Flávio Dino, determinou que a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) adote medidas imediatas para exigir que os eventos garantam segurança à saúde dos consumidores, incluindo acesso à água. Na rede social X, antigo Twitter, Dino mencionou denúncias de "vedação ou ausência de disponibilidade de água", e lembrou que o Brasil enfrenta uma "imensa onda de calor".

Na mesma plataforma, a empresa organizadora do show, a Tickets For Fun, lamentou a morte da estudante e disse que ela foi atendida por brigadistas imediatamente após passar mal. Já o prefeito do Rio, Eduardo Paes, informou que a prefeitura tinha determinado a antecipação da entrada ao estádio em uma hora, além do aumento de pontos de distribuição de água, e também no número de brigadistas e ambulâncias.

Taylor Swift se manifestou sobre o ocorrido no Instagram. Ela se disse "devastada" com o ocorrido e afirmou que esta seria a última coisa que ela pensaria quando decidiu trazer a turnê ao Brasil.

Uma multidão já estava dentro do estádio quando foram informados do adiamento. A nova data está prevista para a próxima segunda-feira (20), os ingressos do show de hoje continuam válidos para a próxima apresentação, afirmou a organização do evento. 

Veja abaixo a nota de Taylor Swift, na íntegra:

Tradução: "Estou escrevendo isso do meu camarim no estádio. Foi tomada a decisão de adiar o show desta noite devido às temperaturas extremas no Rio. A segurança e o bem-estar dos meus fãs, colegas artistas e equipe técnica devem e sempre estarão em primeiro lugar". 

 

 

Comentários