Cultura quilombola é transmitida às novas gerações - Jornal Fato
Cultura

Cultura quilombola é transmitida às novas gerações

Trata-se de uma iniciativa pela qual os conhecimentos tradicionais do grupo de caxambu Santa Cruz são transmitidos aos jovens da comunidade


A Comunidade Quilombola de Monte Alegre, no interior de Cachoeiro de Itapemirim, sediará, durante todo o ano de 2018, o projeto "Roda do Mês". Trata-se de uma iniciativa pela qual os conhecimentos tradicionais do grupo de caxambu Santa Cruz são transmitidos aos jovens da comunidade.
 
Com 130 anos de fundação, o Santa Cruz é um tradicional grupo de caxambu local, certificado pelo IPHAN como Patrimônio Imaterial do Brasil e comandado há mais de 50 anos pela mestra Maria Laurinda Adão, e conta com a participação de diversos moradores da comunidade. O ponto alto dos festejos do Caxambu Santa Cruz ocorre anualmente em 13 de maio, quando é realizada, em Monte Alegre, a festa "Raiar da Liberdade", em que o grupo, juntamente com seus convidados, relembra e comemora a abolição da escravidão no Brasil.
 
O projeto "Roda do Mês" tem o objetivo de fortalecer o grupo de caxambu e fomentar a incorporação de novos membros entre os moradores da comunidade, principalmente as crianças e os adolescentes, que garantirão sua continuidade.
 
Por meio do projeto, os jovens de Monte Alegre poderão aprofundar seus conhecimentos sobre as tradições da comunidade através da realização de oficinas de contação de histórias do quilombo, ministradas pelas irmãs Maria Laurinda Adão e Adevalmira Adão Felipe, duas das principais mestras do grupo Santa Cruz. Em seguida, será realizada uma grande roda de caxambu, quando os jongos, os toques de tambor e os passos da dança serão ensinados aos jovens.
 
"Com o 'Roda do Mês' certamente estaremos reduzindo o preconceito sofrido pelos caxambuzeiros, tanto pelo fato de serem negros quanto pelo caxambu ainda ser estritamente identificado com as religiões de matrizes africanas. Além disso, ele irá contribuir para a difusão desta cultura tradicional para além do quilombo", afirma Fátima Buzatto, uma das organizadoras do projeto e secretária da EMEB Monte Alegre.
 
As edições do "Roda do Mês" ocorrerão mensalmente e são totalmente gratuitas e abertas à visitação popular. O encontro de junho ocorrerá no próximo sábado, às 19h, em Monte Alegre. O projeto é financiado pelo Funcultura, da Secretaria de Estado da Cultura - Secult, por meio do Edital 8 - Culturas Populares.
 
Como chegar
Seguir pela BR482 (Cachoeiro x Alegre) e virar à direita no trevo de Burarama. Após a sede do Incaper, virar à direita e seguir por mais 8 km de estrada não pavimentada (que passa por dentro da Floresta Nacional de Pacotuba) até a comunidade de Monte Alegre.
 

Comentários