Farelo de soja começa a ser transportado do porto - Jornal Fato
Economia

Farelo de soja começa a ser transportado do porto

Ao todo serão 120 carretas para fazer o transporte da carga total de 3 toneladas, sendo 40 por dia


Governador acompanha carregamento de farelo de soja no Porto de Tubarão que vai alimentar suínos e aves

O farelo de soja armazenado em silos, no Porto de Tubarão, começou a ser transportado na tarde de ontem, para alimentar aves e suínos do Espírito Santo. Ao todo, são 3 mil toneladas. O governador Paulo Hartung acompanhou o embarque dos primeiros caminhões, cada um com capacidade para transportar de 20 a 30 toneladas.

A medida é o primeiro passo após a publicação do decreto assinado na tarde de terça-feira (29) pelo governador que prevê a requisição administrativa de insumos de propriedade particular para a alimentação de aves e suínos do Espírito Santo. A primeira carga foi negociada entre a Associação dos Avicultores e Suinocultores.

Ao todo serão 120 carretas para fazer o transporte da carga total, sendo 40 por dia. A operação será realizada initerruptamente e a previsão é de que leve três dias para ser finalizada. Segundo o diretor executivo da Associação dos Avicultores e Suinocultores, Nélio Hand, 69 produtores receberão o farelo de soja, neste primeiro momento. O Estado tem 30 milhões de aves e 150 mil suínos.

"Foram adquiridas 3 mil toneladas, resultado da requisição do Governo, que serão destinadas para a avicultura e a suinocultura. O farelo de soja é essencial para garantir a sobrevivência dos animais. Na segunda-feira deve chegar a composição do complexo férreo para normalização das atividades", disse Nélio Hand.

O secretário de Estado da Agricultura, Ideraldo Lima, destacou que a operação é fundamental para que a produção animal não seja prejudicada. "Estivemos aqui para conhecer a logística da operação que vai garantir que o farelo de soja chegue às propriedades rurais. Agradecemos à Vale por colaborar com toda essa operação. Já havíamos conseguido liberar seis mil toneladas de milho que estão em armazéns da Conab", disse Ideraldo.

Também estavam presentes no momento dos primeiros carregamentos os secretários de Estado da Agricultura, Ideraldo Lima; de Desenvolvimento, José Eduardo Azevedo; e o procurador-geral do Estado, Alexandre Nogueira Alves.

Comentários