Cachoeirense Ausente recebe a chave da cidade - Jornal Fato
Cultura

Cachoeirense Ausente recebe a chave da cidade

O Centro Operário e de Proteção Mútua foi o palco para homenagear os Cachoeirenses Ausente e Presente


Acacio recebeu das mãos do prefeito Victor Coelho a chave da cidade ao lado do 'Presente', Winston Roberto (Foto: Leandro Moreira)

 

Leandro Moreira

 

"Hoje, sou a pessoa mais feliz do mundo". Essa felicidade declarada pelo ator Acacio Moraes Frauches se espalhou na sexta-feira por cada metro quadrado da sede do Centro Operário e de Proteção Mútua, onde ele e o empresário Winston Roberto Machado receberam a maior homenagem oferecida pela cidade: os títulos de Cachoeirense Ausente nº 1 e de Cachoeirense Presente nº 1, respectivamente.

 

Acacio recebeu das mãos do prefeito Victor Coelho a chave da cidade, o que simboliza que o 'Ausente nº1' do ano passa a ser o 'dono' da cidade durante os dias da festa criada pelo saudoso poeta Newton Braga, há 75 anos.

 

"Este é o prêmio mais importante que eu poderia ganhar. Ter o mesmo título que a Moema Batista tem, não é para qualquer um; assim como Zé Lopes. E se falarmos que temos a mesma coisa que o Roberto Carlos tem... aí é demais", brincou Acácio, fazendo referências a alguns cachoeirenses já homenageados.

 

Roberto Winston agradeceu a homenagem e se colocou à disposição para ciceronear Acácio, no tempo de estada na cidade. "Winston é um empreendedor do ramo de transportes e a história dele se confunde com a filantropia de Cachoeiro, através do belo trabalho que faz à frente do Hospital Infantil", disse o presidente do centro operário, José Paineiras, que também é jornalista e advogado.

 

Espírito artístico nasceu em escola de Cachoeiro

 

AcácioFrauches, que, além de ator, também é empresário no ramo artístico, revelou que o seu despertar para a arte começou em Cachoeiro de Itapemirim, quando estudava no Polivalente Guandu, na década de 1970.

 

Ele lembrou que foi exatamente durante um trabalho escolar ministrado pela professora Tânia Vianna Madureira, que estava presente no centro operário para o homenagear.

 

"A professora levou um chapéu e casaco do marido dela para a escola. Na sala, eu fiquei à frente, e respondia perguntas como se eu fosse o aviador Santos Dumont; outro aluno era o repórter. Ao fim, ele perguntou: quando foi que você morreu? Aquilo arrancou muitos risos; e foi naquele momento que comecei a despertar para a arte".

 

O 'Ausente' também agradeceu a todo o empenho que os amigos do Polivalente Guandu, presente no evento, dispensaram para ele recebesse a homenagem. "Esse título é de todos nós. Viva o Polivalente Guandu!".

 

 

Homenageado diz que recebe segundo carinho

 

Um assalto a ônibus que seguiria para Vitória, ocorrido no dia 11 de novembro de 1995, voltou à memória do Cachoeirense Ausente, Acacio Moraes Frauches, durante a homenagem recebida ontem. Isso, porque havia uma pessoa naquele momento crítico que o marcou; e a mesma estava presente no centro operário.

 

"Os ladrões desviaram a rota do ônibus para um matagal e começaram os saques. Optei por jogar meu dinheiro no chão do ônibus; logo, um deles disse que mataria caso encontrasse dinheiro no chão. Por sorte, eles não viram. Quando tudo acabou, uma pessoa que estava ao meu lado, vendo-me nervoso, confortou-me com o carinho que eu precisava. Anos depois, recebo o carinho desta mesma pessoa: José Paineiras".

 

AcacioFrauches lembra de fato envolvendo do presidente do centro operário José Paineiras, ao centro

 

Plateia com mais de 200 mil pessoas

 

O prefeito Victor Coelho disse estar orgulhoso em poder estar no mandato na mesma época em que Winston Roberto e Acácio Moraes recebem os títulos principais da Festa de Cachoeiro.

 

"Winston, o senhor é modesto, mas não tem noção da importância e o que representa de positivo para Cachoeiro de Itapemirim. Cuidar de pessoas é ato nobre; e o senhor faz isso há 11 anos, de forma voluntária, à frente do Hospital Infantil", disse.

 

Ao Cachoeirense Ausente, Victor afirmou que a homenagem era merecida, pois Acácio é um apaixonado por Cachoeiro, assim como os irmãos Rubem e Newton Braga. "Acácio é um grande representante e enobrecedor de nossa cidade, temos que agradecê-lo por isso. Durante a festa, Cachoeiro é um palco e a sua plateia tem mais de 200 mil pessoas".

Comentários