Água em foco em festival audiovisual - Jornal Fato
Cultura

Água em foco em festival audiovisual

Festival de cinema ambiental do Espírito Santo acontece em Burarama, Cachoeiro de Itapemirim


Oficinas, mostras de cinema e shows musicais fazem parte da programação da 3ª edição do Cine.Ema, o Festival de Cinema Ambiental

A terceira edição do Cine.Ema está confirmada para sexta e sábado da semana que vem. A programação oferece oficinas, shows musicais e mostras de cinema ambiental gratuitas realizadas na Praça José Gava, no distrito de Burarama, em Cachoeiro.

 

Com o tema "Memória das águas - de onde vem a água do rio?", o festival proporciona encontro entre a cultura e os aspectos naturais que circundam o distrito e a diversidade do Brasil. O projeto focaliza o Circuito das Águas em Burarama, que envolve pequenos produtores rurais, artesãos, áreas de lazer, quedas d'água, piscinas naturais, agroindústrias locais, turismo de aventura e muitas belezas naturais, fazendo parte do Caminhos da Campo e do Corredor Ecológico capixaba.

 

"Em sua 3ª edição, o festival Cine.Ema convida você a encontrar a origem da água e a se perguntar: de onde ela vem? E quais são as suas memoras das águas? Dos riachos, cachoeiras e córregos? Como ela surge e como manter sua fonte viva? Nessa jornada, o Cine.Ema chega doce como as águas do rio, propondo um mergulho nas lembranças que marcam a memória das comunidades, mas também, na investigação da origem e na preservação das nascentes", divulgam os promotores do evento.

 

Mostra

 

Os filmes participantes da mostra competitiva concorrem ao troféu "Sino", criação do artista plástico Bruno Salvador que alude à lenda da pedra da Ema, ícone paisagístico e natural de Burarama, que inspira o festival. A pedra é assim chamada por possuir uma falha rochosa que, de acordo com a posição do sol, forma a figura de uma ave pernalta.

 

Os filmes da mostra competitiva foram avaliadas por um júri composto pelos profissionais Léo Merçon, Ilka Westermeyer e Roberta Fassarela.

 

O Cine.Ema é patrocinado pela BRK Ambiental e pela ANA - Agência Nacional de Águas - Ministério do Meio Ambiente. O projeto é uma realização da Caju Produções, do Instituto Últimos Refúgios e do Ministério da Cultura.

Comentários