"Estupros Consentidos" é tema de livro de socióloga que será lançado no ES - Jornal Fato
Cultura

"Estupros Consentidos" é tema de livro de socióloga que será lançado no ES

De acordo com a autora, a personagem do livro morreu aos 50 anos, de câncer generalizado, que começou com o vírus do HPV.


Um história de vida real de uma mulher que ansiava para encontrar o amor! Este é o enredo do livro da socióloga Neide Lima: "Estupros Consentidos, em busca do amor". A obra terá lançamento na próxima quinta-feira (30), a partir das 18h, na Biblioteca Municipal Palácio das Águias, em Marataízes.

Nascida na cidade de Nanuque, em Minas Gerais, mas radicada em Vitória há mais de 40 anos, a escritora conta que a publicação do livro é o cumprimento de uma promessa que ela fez à uma paciente em estágio terminal, quando a conheceu no setor de oncologia, durante visitas regulares que fazia a hospitais aos domingos.

"O livro narra a verdade sobre a vida de "Sara", a paciente que é a personagem deste livro, e fez questão de me contar sua história para que ela fosse transmitida a outras mulheres com o intuito de que outras mulheres não morressem por falta do uso de preservativo e da realização do exame preventivo", explica Neide.

De acordo com a autora, a personagem do livro morreu aos 50 anos, de câncer generalizado, que começou com o vírus do HPV, e quando descobriu com o oncologista não havia mais nada que pudesse ser feito. Além do câncer no colo do útero, a personagem já havia lutado contra um câncer na garganta, que começou com o vírus HPV e seguiu com retirada o útero, o ovário e as trompas.

"Em sua ânsia para encontrá-lo ela coleciona parceiros sexuais sem nunca usar preservativos. Foi um processo doloroso, ela teve que passar por sessões de radioterapia, quimioterapia e cauterizar as verrugas da garganta", detalha.

A história demorou mais de 30 anos para que Neide começasse a escrever, mas no período de aproximadamente seis meses o livro foi escrito. A autora diz que foi uma narrativa verdadeira em que a paciente falou dos seus medos, esperanças e decepções, fracassos e muitas tentativas em busca de um amor que ela nunca encontrou, embora tenha se violentado e se permitido violentar nessa procura.

"Ela permitiu esses estupros, por isso o título do livro. A obra traz mensagens super importantes e que espero, que ao lerem o livro, as pessoas possam tirar lições para sua vida no cotidiano. Pois a vida de "Sara" não é só doença, ela é muito rica em informações que serve para todo ser humano, com cada capítulo mostrando uma faceta de muitas mulheres que eu conheço", finaliza Neide.

 

por Guilherme Gomes

Comentários