Palavras mágicas - Jornal Fato
Colunistas

Palavras mágicas


Ouço alguém perguntando: Quais são as palavrinhas mágicas? - Desculpe e obrigado. Incrível, são apenas duas epodem mudar as relações ea convivência entre as pessoas.

 

E qual a dificuldade de serem pronunciadas a cada momento que cometemos um engano ou que precisamos agradecer a alguém? Hipoteticamente algumas razões podem ser elencadas: Orgulho, timidez, insensibilidade, grosseria ou falta de educação mesmo. O orgulhoso porque se considera superior e não se mobiliza a atingir o patamar emocional do outro, inclusive não pede desculpas ou agradece e não acolhe quando os recebe. O tímido porque fica envergonhado em demonstrar qualquer tipo de emoção. O insensível porque não alcança os sentimentos alheios, vive num mundo em que habitam os egoístas, aqueles que enxergam somente o próprio umbigo. O grosseiro não sabe utilizar termos meigos e delicados, seu vocabulário é composto de palavras de baixo calão e em geral é crítico e irônico com o semelhante. E o sem educação, simplesmente porque não aprendeu ou não sabe usar palavras educadas.

 

Imaginemos um mundo em que desculpe e obrigado sejam expressões utilizadas no dia a dia, entre os casais, os irmãos e familiares, entre amigos, no ambiente de trabalho, nos grupos de convivência, entre os políticos, os religiosos, imaginemos enfim um mundo em que as pessoas vivam em paz e harmonia com seus semelhantes.

 

Aprendi com a vida a pedir desculpas todas as vezes que cometo algum engano ou algum tipo de grosseria com alguém. Se o outro não acolhe o meu pedido o problema é dele e não meu, fiz a minha parte, mas sofro com a insanidade alheia. Aprendi com a vida a agradecer todos os serviços e favores a mim prestados e sinto-me em paz ao fazê-lo. E se já dormi com a consciência pesada, algum dia,  não desejo que essa situação se repita em minha vida, jamais.

 

 


Comentários