Inveja - Jornal Fato
Colunistas

Inveja


Não consigo compreender o que move as pessoas, às vezes uma multidão, a se locomover para um aeroporto, de madrugada, a fim de vaiar um time que se saiu mal e foi derrotado em alguma decisão, ou um atleta que perdeu algum campeonato. Não consigo entender o prazer que algumas pessoas sentem de repassar para outras a situação difícil que alguém atravessa - financeira ou término de alguma relação, principalmente se esse alguém foi poderoso ou bem casado algum dia. Estranho as aglomerações nas rampas dos palácios, nos portões dos prédios, nos locais de acesso de políticos ou cidadãos proeminentes, que perderam o poder - apenas para vaiar. Difícil entender como falam das doenças e das misérias de outrem, e mais ainda, acreditar que existem confrarias em se expõem a vida ou a desgraça alheia. Que espírito sádico é esse?

 

No meu entendimento apenas um sentimento explica - a INVEJA. Inveja do atleta que ganha uma fortuna e é admirado por todos. Inveja de quem se apresenta na mídia através de grandes realizações. Inveja de quem é naturalmente belo e talentoso. Inveja do rico. Inveja de quem vive uma linda história de amor. Inveja de quem estudou e adquiriu destaque através de seu esforço pessoal. Inveja da profissão do outro. Inveja da simpatia, da alegria, da capacidade de comunicação, dos cargos que o outro ocupa. Inveja da capacidade alheia. Quer conhecer um invejoso? Elogie alguém perto dele.

 

É exatamente assim que ele age, se não se sente capaz vai desmerecer o outro, acabando com a notoriedade e o prestígio jogando o nome na lama, na mesma em que se sente chafurdar. E quem sabe pode se apresentar melhor diante da opinião pública? O prazer de quem menospreza o outro, que vaia o que vive uma situação de derrota, só se explica com um grau excessivo de inveja. A ironia, o sarcasmo, o deboche, são atitudes do mesquinho que sente prazer com a desgraça alheia. Tento compreender sob outro ângulo, contudo só um ser dominado pela inveja é capaz de ser fraco e deixar-se dominar por ela. Existe cura? Sim, através de conscientização e muita terapia.

 

 


Comentários