Como a era digital mudou a propaganda
Há alguns anos, a televisão dominava a atenção do telespectador, com intervalos repletos de propagandas.
Há alguns anos, a televisão dominava a atenção do telespectador, com intervalos repletos de propagandas. Alguns programas faziam o merchandising dentro dele mesmo. A ideia era prender o espectador e fazê-lo comprar, de forma passiva e sem perguntas.
Com a evolução da tecnologia, a internet e os dispositivos móveis dão outra visão sobre anúncios e os meios que são compartilhados. Quem assume o controle é o cliente que num clique, pode mudar o rumo dos acontecimentos.
Nesse novo ambiente, as empresas devem estar sempre à disposição. O número de receptores das propagandas aumentou substancialmente. Apostar em proposta de marketing como era feita há anos, já não surte os mesmos efeitos.
A propaganda que é feita para o rádio ou televisão, não servirá para quem utiliza um aparelho celular. Hoje, basta ligar o computador ou dispositivo móvel e a informação estará na palma da mão. Instalar um jogo no computador ou simplesmente preparar uma receita são coisas hoje, facilmente feitos com auxílio da internet.
E qual a relação disso com comprar um produto?
Toda.
Pesquisar sobre o produto é tirar todas as dúvidas sobre ele. E o que resta é apenas escolher o lugar onde. E mais uma vez, o marketing digital se encarregará de apresentar a melhor opção.
Se o cliente já está na era digital, as empresas também deveriam estar.