Prefeitura de Iúna registra BO contra fake news de distribuição de picanha - Jornal Fato
Cidades

Prefeitura de Iúna registra BO contra fake news de distribuição de picanha

De acordo com o boletim de ocorrência, a publicação estava usando o brasão da prefeitura para disseminar falsas informações.


A Prefeitura de Iúna, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social registrou nesta terça-feira (10), um Boletim de Ocorrência contra a propagação de uma fake news, que envolvia a pasta e o município para distribuição de picanha para munícipes cadastrados no CadÚnico.

Na publicação, que foi divulgada nas redes sociais e também em grupos de WhatsApp, traz a seguinte mensagem: "A Prefeitura Municipal de Iúna, juntamente com o Governo Federal "L", começa a partir do dia 03/01/2023 a distribuir picanha aos cadastrados do CadÚnico". A fake news começou a ser espalhada um dia após a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, fazendo menção ao "L", símbolo da campanha de Lula.

De acordo com o boletim de ocorrência, a publicação estava usando o brasão da prefeitura para disseminar falsas informações e para causar danos pessoais ou em grupos.

"Pelo fato dessas condutas ilícitas terem disseminados informações inverídicas, contudo, a prática de desinformação intencional constante ultrapassa a mera manifestação de uma opinião, quando essa prática constante pretende fins escusos, como causar dano a outrem, um indivíduo em específico ou um agrupamento de indivíduos", denunciou no BO a secretaria.

No Boletim de Ocorrência também foi registrado que esse tipo de desinformação só causa transtorno e difamação para o sistema.

"Dessa forma, esse tipo de notícia só serve para desinformar a população, além de caluniar e difamar o sistema, utilizando-se de equipamentos essenciais à manutenção e a garantia da dignidade de pessoas hipossuficientes que já se encontram em estado de vulnerabilidade social", encerra a ocorrência.

O caso está sob investigação da Polícia Civil para que se descubra quem foi o criador e propagador da fake news no município.

 

por Guilherme Gomes

Comentários