Jovens se unem em oração para pedir paz nas escolas em Rio Novo do Sul - Jornal Fato
Cidades

Jovens se unem em oração para pedir paz nas escolas em Rio Novo do Sul

No último dia 19, um aluno dispersou spray de pimenta na hora do recreio e provocou pânico em uma escola no Centro da cidade.


- Foto: Divulgação.

Com o objetivo de interceder pela paz no ambiente escolar, especialmente diante dos ataques com vítimas como o ocorrido em Santa Catarina neste mês (abril), o Setor Juventude da Paróquia Santo Antônio de Pádua, em Rio Novo do Sul, promoveu momentos de oração em frente à Igreja Matriz. A ação aconteceu nesta semana.

Nos encontros, os participantes rezaram o terço jovem e meditaram a palavra Deus junto aos estudantes. "Queremos dizer que estamos aqui clamando e orando ao nosso Pai pela paz nas escolas e pela vida de cada um, para que sejam guardados e protegidos", diz o coordenador paroquial, Thiago Oliveira.

Pais e mães não pararam de trocar mensagens em grupos de WhatsApp após um aluno dispersar spray de pimenta na hora do recreio e provocar o pânico na escola Waldemiro Hemerly, localizada no Centro da cidade, no último dia 19.

"Já havia a preocupação diante do ocorrido em Santa Catarina, poucos dias depois, aqui no município, um gás de pimenta se espalhou pelo corredor e prejudicou mais de 30 estudantes, que se sentiram mal, com dificuldade para respirar e cegueira temporária. Imagens que circulam nas redes sociais mostram ambulâncias no local e o desespero de pais em busca de informações sobre os estudantes, por isso, nos unimos em oração".

Diante dos sentimentos de insegurança por causa das constantes ameaças e do episódio ocorrido em Rio Novo do Sul, a psicóloga Cleonice de Paula acredita que além de privar crianças e adolescentes deste "imaginário de violência", a oração é eficiente para tranquilizar esses estudantes. Para ela, é importante que os familiares, principalmente os pais, incentivem os jovens à experiências positivas em grupos.

"Os pais são a fonte de segurança. Eles precisam conversar muito com seus filhos sobre a situação, passar tranquilidade e não o temor que estão vivendo. O caminho é tranquilizar, reforçar que eles estão em ambientes seguros e com pessoas que desejam a paz. Neste sentido, este momento de oração foi muito assertivo",  explica.

As orações junto aos jovens pela paz nas escolas, reuniu EAC (Encontro de Adolescentes com Cristo), EJC (Encontro de Jovens com Cristo), Pastoral da Juventude e Pastoral da Crisma.

Comentários