Filmagem registra onça-pintada em propriedade de Mimoso do Sul - Jornal Fato
Cidades

Filmagem registra onça-pintada em propriedade de Mimoso do Sul

Como a área é de preservação e de difícil acesso, Lucas ressaltou que teve receio em divulgar a imagem com medo de que as pessoas fizessem algum mal para o animal.


Um registro de extrema beleza e grande raridade foi capturado por uma câmera instalada em uma propriedade de Alto Pratinha, em Mimoso do Sul. Uma onça-pintada, espécie criticamente ameaçada de extinção no Espírito Santo, foi flagrada na noite de 27 de fevereiro, em uma propriedade particular.

O flagra foi registrado após o empresário Lucas Pereira Lopes, filho do dono da propriedade rural, instalar uma câmera em uma área na qual havia sido avistada pegadas de um felino de grande porte, visto que recentemente, uma onça-parda foi filmada no território da Unidade de Conservação Estadual, o Monumento Natural Estadual Serra das Torres, área em que o sítio está abrangido.

"Resolvi instalar a câmera após ver pegadas na propriedade, logo que divulgaram um vídeo da onça-parda. Então imaginei que podia filmar uma, mas para surpresa era a onça-pintada! Nunca imaginávamos que nesta região teria uma desta espécie", conta Lucas.

Como a área é de preservação e de difícil acesso, Lucas ressaltou que teve receio em divulgar a imagem com medo de que as pessoas fizessem algum mal para o animal. Porém, o vídeo acabou "vazando" e ganhando muita repercussão nas redes sociais e canais de comunicação.

"Como a localização é de difícil acesso e mais preservada, possui muitos animais por lá. Na realidade o maior interesse nosso nem era divulgar, mas como muita gente teve acesso resolvi postar e tentar contribuir de alguma forma para que não fosse repassada informações alarmantes e falsas. Realmente estamos com medo na região, mas o medo não sobressaí a vontade preservar a integridade do animal", destaca o empresário.

 

 

Registro histórico

Apesar de ter sido registrado em área aberta, o local da filmagem está inserido no Monumento Natural Estadual Serra das Torres, em terreno previsto para servir de corredor ecológico. De acordo com o gerente da Unidade de Conservação, Guilherme Carneiro de Mendonça, pela análise do vídeo, especialistas acreditam que é provavelmente um jovem macho, buscando território para se estabelecer.

"A hipótese mais provável é que a onça teria vindo do Estado do Rio de Janeiro, pois existem registros esporádicos da espécie na região Serrana. Não sabemos há quanto tempo está por aqui e nem quanto tempo ficará, o que nos cabe é ajudar que a rainha de nossas florestas sobreviva e continue seu caminho, lidando da melhor forma com possíveis conflitos que possam existir", afirma Guilherme.

O registro é histórico, pois a última vez que a espécie foi avistada no Sul do Estado, há 27 anos, no ano de 1996, no Parque Estadual de Forno Grande. A onça-pintada é uma espécie ameaçada de extinção na natureza com grau de ameaça Vulnerável no Brasil. Ainda pelo Espírito Santo, só há registro de população da onça-pintada no complexo florestal Sooretama-Vale, com 20 indivíduos, local com mais de 40.000 hectares de floresta contínua e conservada.

 

por Guilherme Gomes

/com informações de Danielle Muruci

 

Comentários