Casos de Influenza aumentam no ES e SESA divulga recomendações - Jornal Fato
Cidades

Casos de Influenza aumentam no ES e SESA divulga recomendações

No sul do estado, já existem municípios com registros de casos de Influenza A.


- Foto: Pixabay

O número de casos de Influenza vem aumentando no Espírito Santo. Consequentemente, a Secretaria Estadual de Saúde (SESA) tem observado uma maior procura por atendimento em serviços de saúde como PA's e UPA's e UBS por parte da população.

No sul do estado, já existem municípios com registros de casos de Influenza A. Como é o caso de Jerônimo Monteiro. De acordo com a Prefeitura, dois casos foram identificados na cidade. Os pacientes estão sob monitoramento da Secretaria Municipal de Saúde.

Em Cachoeiro de Itapemirim, a Prefeitura alerta que o número de atendimentos aumentou significativamente. No Centro de Saúde Paulo Pereira Gomes (PPG), por exemplo, dos 311 atendimentos realizados na última segunda-feira (13), 203 tinham relação com síndromes gripais - ou seja, 65,2% do total de atendimentos.

Apesar do aumento no número de casos de pacientes com sintomas gripais em Cachoeiro, ainda não há registros de Influenza A na cidade.

"As pessoas devem se preocupar em se vacinar contra a Covid-19 e também contra o vírus da gripe. A Influenza é um risco muito grande, sobretudo para idosos, mas a população em geral também deve se atentar. Seria muito ruim, por exemplo, não conseguir aproveitar as festividades de fim de ano porque está com febre, dor de cabeça, dificuldade para respirar", comenta o secretário municipal de Saúde, Alex Wingler.

Em todo o estado, segundo a SESA, a taxa de casos positivos de Influenza no Espírito Santo subiu de 0,04%, em outubro, para 7,3%, nas primeiras semanas de dezembro. Além disso, apenas 75% dos idosos do estado - grupo de maior risco - estão vacinados, quando a meta é de 90%.

E diante desta situação, a SESA, por meio do Programa Estadual de Imunizações e Vigilância das Doenças Imunopreveníveis, tem mobilizado os 78 municípios capixabas, a fim de alcançar a meta da cobertura vacinal contra a Influenza, preconizada pelo Ministério da Saúde, de 90%. Atualmente, a cobertura vacinal da gripe no Espírito Santo é de 78,6%.

Dois comunicados com recomendações de medidas de prevenção contra a doença, sendo um para os profissionais da saúde e outro para população em geral, foram divulgados pela SESA.

Clique aqui e confira o comunicado aos profissionais
Clique aqui e confira o comunicado à população

 

Comentários