Marataízes aposta na capacitação - Jornal Fato
Cidades

Marataízes aposta na capacitação

Cursos gratuitos são oferecidos para pessoas de famílias de renda mais baixa, como forma de abrir o mercado de trabalho


Atualmente, qualificação em corte e costura é promovida em Lagoa Funda - Foto: PMM

A Prefeitura de Marataízes tem promovido cursos para capacitar mão de obra no município. Atualmente, curso de corte e costura é oferecido no bairro Lagoa funda, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), com 12 alunas e carga de 120 horas. O curso é ministrado pela instrutora, Maria Pereira.

"É mais uma oportunidade que a prefeitura oferece para que o munícipe possa inovar e se capacitar para o mercado de trabalho. Estamos preocupados em oferecer atividades produtivas, possibilitando a geração de renda", destaca o secretário de Assistência Social, João Antônio Neto.

Segundo ele, no início de outubro a prefeitura disponibilizará cursos na área da beleza e panificação para inscritos no CadÚnico, do Governo Federal, que cadastra pessoas de famílias cuja renda de até meio salário mínimo por integrante.

No encerramento do curso, no próximo dia 5, haverá desfile com as peças produzidas pelas alunas. "Além do curso, a prefeitura oferece meios gratuitos de evoluir para o mercado de trabalho, com consultoria de empreendedorismo em parceria com o Sebrae, palestras de vendas e marketing, caravanas, como tivemos no mês de agosto para o Vitória Modas. Oportunidades não faltam, basta perseverar e se qualificar." Diz a diretora do Trabalho, Solane Porto.

A aluna Geralda Aparecida dos Santos Nobre encara o curso como oportunidade de aperfeiçoamento. "Eu já costurava, mas não conhecia a técnica. Agora estou aprendendo o jeito correto de fazer".

Segundo a instrutora, as alunas recebem um certificado reconhecido em qualquer lugar. "Aprendi a costurar aos 13 anos e foi a profissão que me possibilitou criar meus filhos. Sou costureira há 40 anos. O mercado precisa de profissionais qualificados. Tem fábricas fechando as portas por falta de costureiras. É só aprender, porque o mercado está precisando urgente desses profissionais." Alerta Maria Pereira, instrutora Senar há 10 anos.

Comentários