Para Libardi, IPTU é bomba-relógio e a prefeitura gasta mal os recursos - Jornal Fato
CANAL FATO

Para Libardi, IPTU é bomba-relógio e a prefeitura gasta mal os recursos

Pré candidato a prefeito critica gestão atual e propõe requalificação dos gastos públicos em Cachoeiro de Itapemirim


Confira o video da entrevista no final da matéria

Em entrevista ao FATO Podcast, o pré-candidato a prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Diego Libardi (Republicanos), abordou sua visão sobre a administração municipal, a oposição ao governo e ao PT, além de delinear as diretrizes de seu plano para o futuro da cidade. E uma preocupação para 2025: conter robusto reajuste do IPTU.

O político acredita que Cachoeiro de Itapemirim gasta mal os recursos disponíveis. Partindo dessa premissa, delineou suas prioridades para os primeiros 100 dias de um eventual mandato: a requalificação dos gastos, ou seja, organizar as finanças municipais.

A proposta é cortar despesas e contratos que não atendem aos interesses da cidade, direcionando os investimentos para áreas prioritárias. Os detalhes dessa estratégia serão definidos no plano de governo, que será desenvolvido com a participação de técnicos e consultas à população.

 

Aversão a PT e PSB

Libardi já tem garantido o apoio dos deputados Bruno Resende (União) e Allan Ferreira (Podemos). Ele também tem claro quem não pretende dialogar. Se posiciona em oposição firme ao PT, representada pelo pré-candidato Carlos Casteglione, e ao PSB, pelo prefeito Victor Coelho e pela pré-candidata Lorena Vasques.

No entanto, ele destaca que o governador Renato Casagrande (PSB), a quem tece elogios, não adotará uma postura de isolar Cachoeiro por questões partidárias. "Ele não seria irresponsável".

 

Respeito por Ferraço

Diego se mostra aberto ao diálogo com outros partidos, incluindo o grupo do deputado estadual Theodorico Ferraço (PP, MDB e Novo), que o lançou como candidato em 2020, quando terminou em segundo lugar.

Após desentendimentos eleitorais, os dois hoje são adversários, mas Diego mantém respeito pelo ex-aliado e está disposto a conversar.

"Pela pessoa (Ferraço), pelos adversários que estão nessa frente, tenho muito respeito. Eles têm hoje o posicionamento de uma candidatura que respeitamos e nós temos a nossa. Estamos abertos para conversar e recebê-los aqui para ampliar essa frente, que já tem muita energia".

 

Ideologia, só, não basta

Libardi se define como um político de direita e conservador. Embora a questão ideológica possa orientar o eleitorado, ele acredita que, por si só, não resolve os problemas de Cachoeiro. "Vamos gastar energia para mostrar como pessoas comprometidas, honestas e um grupo preparado podem produzir resultados e resolver os problemas de Cachoeiro de Itapemirim. Só ser de direita não vai resolver. Vamos apresentar nossa posição: somos a direita do equilíbrio, da sensatez, e vamos apresentar um plano exequível para transformar a cidade."

 

Lançamento de pré-candidatura

Na próxima segunda-feira (24), Diego Libardi lançará sua pré-candidatura em um evento no bar Bom Gosto, às 19h. "Vamos apresentar o que será essa pré-campanha. Ainda temos dois meses para ouvir a população, formular nosso plano de governo e definir a direção para Cachoeiro, focando no desenvolvimento da cidade".

 

Bomba do IPTU e mais

Na última quinta-feira (20), Diego Libardi foi convidado do FATO Podcast, onde discutiu saúde, educação, transporte coletivo, trânsito, e criticou novamente o empréstimo internacional de 50 milhões de dólares para obras, defendendo uma análise técnica para evitar o aumento previsto de 50% no IPTU, que considera uma verdadeira bomba-relógio para 2025.

 

Fato Podcast

O bate-papo está disponível no canal Jornal FATO, no YouTube. Assista, deixe seu like, comente, compartilhe, inscreva-se e participe do debate sobre o futuro de Cachoeiro de Itapemirim.

 

Confira o vídeo abaixo.

 

Saiba mais: A visão de Lorena Vasques para  o futuro de Cachoeiro de Itapemirim 

Comentários