Páscoa: empreendedores de Cachoeiro reduzem margem ou inovam para vender mais
Intenção é compensar a alta no preço do chocolate e manter o faturamento ao menos no nível do ano passado.
Os ovos de páscoa estão mais caros neste ano. E, segundo empreendedores de Cachoeiro, poderiam estar ainda mais. Entretanto, a decisão foi por diminuir a margem de lucro sobre o produto para tentar aumentar o volume de vendas. A estratégia, ao que parece, tem funcionado.
É o que conta Paulo Eduardo Magnus, proprietário de loja no centro da cidade. "Em relação a março do ano passado, quando foram vendidas quatro toneladas de ovos de páscoa, aumentou 40%. Esse ano, nós colocamos uma margem de lucro menor. O valor obtido com as vendas deste ano vai empatar com as do ano passado".
Os preços dos chocolates oriundos de Gramado, Rio Grande do Sul, sofreram reajuste. O ovo de páscoa artesanal tradicional de 450 gramas, subiu de R$ 129,00 para R$ 139,00. Porém para compensar, o consumidor que levar duas unidades paga R$ 199,00 ao invés de R$ 278,00.
"No período pós Páscoa do ano passado até esse ano, a fábrica me mandou oito tabelas de preços diferentes. Nós não subimos o que deveria subir. Se eu fosse repassar todo o aumento, um ovo de 450 gramas deveria ser vendido R$ 169,00."
A confeiteira Ludmyla Fortunato de Carvalho, de Cachoeiro, notou queda de 30% em relação às encomendas feitas no mesmo período no ano passado, que foram de 40 unidades. "Até agora (segunda-feira), eu estou sentindo diminuição, já que ano passado mesmo, eu vendia muito, até mesmo antes da Páscoa".
Para ela, o preço das matérias primas que são utilizadas na confecção dos ovos de chocolate, impacta diretamente no valor cobrado pelo produto. "O cacau teve uma alta absurda. E para entregar qualidade e sabor temos que usar materiais de primeira linha, e com os preços na forma que estão, esse ano a tabela de preços sofreu uma elevação maior que nos anos anteriores."
Para atrair novos clientes e driblar o aumento linear de R$ 10,00 nos ovos de colher, a confeiteira aposta em novos recheios, como o de maracujá. "Tenho expectativa que até finalizar os atendimentos, aumente um pouco mais a demanda", finaliza esperançosa a confeiteira.