O Coronavírus e a estupidez - Jornal Fato
Artigos

O Coronavírus e a estupidez

"Eu sou contra fechar igreja por causa de coronavírus"


Foto: O Globo

"Eu sou contra fechar igreja por causa de coronavírus". "Gente que não gosta de igreja que apoia ideia tão estúpida quanto essa de suspender os cultos". "Falta de fé querer que igreja não tenha cultos por causa de um vírus lançado pelos chineses". "Tem crente burro que acredita em qualquer coisa e só precisa de uma desculpa para não ir aos cultos". "Esse negócio de pregar pela internet não é de Deus". "Eu não vou ficar em casa. Ninguém manda na minha fé. Isso é histeria e apelação da Globo". "Tenha fé. Deus vai te proteger. Nossa igreja não vai fechar e estarei no templo te esperando".

Essas foram apenas algumas das aberrações que li nas redes sociais nesses dias de isolamento forçado e responsável.  E confesso que não me incomodaria se esses estúpidos fizessem mal apenas a si mesmo. Infelizmente, ao circularem, contrariando recomendações de todos os especialistas, contaminam a comunidade não apenas com sua fé tóxica, insensata e imprudente, mas com o vírus que é mortal e já matou, em todo o mundo, cerca de 9.020 pessoas e contaminou outras 90 mil até o momento que escrevo.

O problema se agrava quando essas palavras são endossadas por líderes religiosos e pastores. Ana Paula Valadão, cantora e pastora bem conhecida no meio evangélico, gravou um vídeo estarrecida diante da orientação de alguns pastores que insistem em manter cultos presenciais, na contramão das recomendações.

"É preciso exercitar a fé racional e sensata. Deus não nos deu uma mente desiquilibrada. Use o bom senso. Cristãos, não podemos ser propagadores desse vírus. Porque será que alguns líderes não querem cancelar suas reuniões? Livre-se desse jugo que ele não vem de Deus. O jugo do Senhor é leve e suave. A casa de Deus não está restrita às quatro paredes. Vamos ajudar uns aos outros e aos irmãos que têm necessidade. Eu quebro essa manipulação que está sendo jogada sobre os crentes com argumentos religiosos. Porque é que você vai tentar a Deus?"

Ela foi enfática: "Membros, não sigam a orientação desses líderes religiosos. A nossa fé não pode ser usada contra o bom senso."  Então, vamos repensar sobre a fé que fere e mata. Foram 700 mortes entre o dia 18 e 19 de março mundo afora. Então, só não enxerga a gravidade do problema quem é tosco ou tem a arrogância de querer ter a fé maior que a dos outros. Ah, e aqueles que lucram financeiramente com a desgraça alheia, que nesse caso não é tão alheia assim, já que atinge a todos nós. No Brasil são 621 infectados em 20 Estados, com sete mortos até o dia 19 de março às 16h50.

Não sou, nem nunca serei a melhor referência quando a pauta é a fé. Mas acredito que esse recolhimento, seja por quarentena ou isolamento social, pode nos ajudar a respirar fundo e olharmos para dentro. Talvez, mais do que nunca, esteja na hora de seguirmos o conselho de Sócrates: Conhece a ti mesmo. Ainda está em tempo de conhecer desejos, limites e sonhos. Acima de tudo está na hora de nos colocarmos no lugar do outro. Fé sem empatia e respeito para mim é fé morta. Que a fé nos mova a cumprir a vontade de Deus. Não dos homens que lucram com ela. Que assim seja.

 


Anete Lacerda Jornalista

Comentários