Novos Tempos - Jornal Fato
Artigos

Novos Tempos

O mundo parou!


O mundo parou! O contato interpessoal se tornou limitado e, por vezes, inviável. Apesar disso, as necessidades de trabalho, de lazer, de amor e de avivamento da fé permanecem intocáveis.

A realidade que nos tem sido imposta nos últimos meses tem revelado a existência de novos tempos e cuja novidade, por certo, impedirá que as relações voltem ao status anterior, mesmo após o fim da pandemia.

No momento presente, de inevitável isolamento, as pessoas, que são seres sociais, têm reinventado o jeito de se relacionar de modo que continuam mantendo contato com os amigos, comemorando datas festivas e, como nunca, participando de estudos e de reuniões, entretanto, tudo de forma on-line.

As redes sociais, que antes eram usadas basicamente para anexar fotos e para uma comunicação abreviada e rápida, transformaram-se em instrumentos de trabalho, de marketing e de debates.

Hoje, por esses canais virtuais, um cidadão, em tempo real, tem acesso a informações técnicas acerca de diversas profissões posto que pode participar, sem qualquer custo, de palestras, estudos, seminários, debates e, entre muitos outros, de momentos de oração e de adoração.

Assim, os novos tempos, que impõem às pessoas uma remodelação do modo de vida, também abrem uma janela de possibilidades decorrentes da capacidade humana de se reinventar e de, nos momentos de crise, desenvolver a criatividade.

Há quem diga que a forma de se comunicar nunca mais será a mesma. Empresas que gastavam altos custos com viagens para reunião de seus empregados, hoje, promovem encontros sem que nenhum deles saia de suas casas, o que está dando certo.

No mundo jurídico, todos os dias são promovidas lives. Estas unem juristas de todo o país, encurtam as distâncias e abrem ao público em geral debates sobre temas diversificados, o que auxilia tanto os profissionais do direito quanto a pessoa de direito.

Psicólogos, professores, nutricionistas, médicos, economistas, etc., nos educam e ensinam a lidar com a novidade, mantendo o equilíbrio humano já que o homem é composto do material (corpo) e do imaterial (alma + espírito), composição esta que precisa de estar saudável e equilibrada.

Não é diferente para quem gosta de música e de cultura. Todos os dias é possível curtir uma festinha familiar de dentro de casa.

Também, no mundo cristão, diariamente, há, pelas redes sociais, momentos de oração e de partilha da palavra, os quais aproximam os irmãos de fé da igreja local e de outras congregações.

O fato é que, ao aproximar os grupos afins de modo nunca antes imaginado, o distanciamento físico encurtou a distância social.

Tal realidade nos revela que, apesar dos pesares, estes novos tempos também trazem em si pontos positivos. Que saibamos colher do momento presente o que é bom, superar o que é dificuldade e, a cada dia, vencer os obstáculos. Assim, por certo, sairemos da pandemia mais fortes e capazes.


Katiuscia Marins Colunista/Jornal Fato Advogada e professora

Comentários