Muitos candidatos e poucos planos - Jornal Fato
Artigos

Muitos candidatos e poucos planos

A dois meses da eleição, não houve ainda quem apresentasse plano de governo consistente


"Enquanto eu tiver perguntas e não houver respostas, continuarei escrevendo".

Clarice Lispector 

Em duas semanas as redes sociais, mais do que as ruas neste primeiro momento, estarão lotadas de candidatos em busca de votos.

São muito postulantes às vagas na Câmara e Prefeitura, mas poucos, para ser generoso, que apresentam algo que vá além dos atributos pessoais ou ideológicos.

A dois meses da eleição, não houve ainda quem apresentasse plano de governo consistente, que ultrapasse a crítica ao status quo.

Falta quem pense no futuro. Quem aponte soluções factíveis. E demonstre de maneira cabal que reúne condições de buscar recursos para viabilizá-las.

Em regra, os prefeitos se contentam em manter a máquina pública funcionando, nem sempre a contento, com ações em áreas essenciais, como Educação, Saúde e manutenção de vias.

Entretanto, a pandemia do novo coronavírus vai mudar essa lógica, por exigir novas respostas a problemas antigos nos próximos anos.

Iniciativas para incentivar o empreendedorismo e a geração de empregos serão fundamentais e devem entrar na alçada dos municípios.

O processo eleitoral está apenas começando, mas a falta de propostas é preocupante. 

 

DESTAQUE. Com o conceito de que "o melhor investimento da vida, é a vida", a Unimed Sul Capixaba iniciou nesta semana uma nova campanha de vendas. Ao longo deste mês, o cliente que contratar um plano de saúde da cooperativa terá carência zero para consultas e exames simples. A campanha destaca alguns dos principais atributos da Unimed: é o único plano de saúde na região Sul que possui hospital próprio e uma estrutura completa, diferenciais que contribuem para assegurar a qualidade no atendimento.

 

Sobe

Santa Casa

Já foram mais de 500 altas a pacientes de covid-19 na Santa Casa de Cachoeiro de Itapemirim, o primeiro hospital do sul do Espírito Santo referenciado pelo Governo do Estado para atender os acometidos pela doença. 

 

Desce

Volta às aulas

Vai ser extremamente difícil convencer os pais a enviarem os filhos pequenos para a escola antes que haja vacina, tratamento e protocolo seguro. Afinal, entre a reprovação e a doença, repetir o ano não parece ser tão ruim assim.

 

Mas, hein?!

Candidatos já preocupados com votos, mas o eleitor, com o preço do arroz.

 

Fatalidade

Muito triste a fatalidade que acometeu o contador Marcio Barbosa, 47 anos, encontrado morto, por causas naturais, em casa, no domingo passado. Na véspera, ele havia sido indicado em convenção do Podemos como vice na chapa encabeçada por Fabrício do Zumbi (PDT)

 

Desabastecimento

Os especialistas negam haver risco de desabastecimento, mas supermercados de Cachoeiro já começaram a limitar a compra de itens como arroz e óleo de soja. A alta no preço dos produtos tem incentivado a quem tem mais condições financeiras a estocar os alimentos em casa.

 

Live

O vice-presidente da Findes, Manoel Pimenta, é o convidado da live que será realizada pelo Sindicato da Indústria de Material Plástico do Estado do Espírito Santo (Sindiplast-ES) na próxima terça-feira, 15, às 19h00. No bate-papo com o superintendente Gilmar Nogueira, Pimenta vai abordar "Por que uma empresa deve se associar a um sindicato". Os interessados podem acompanhar a conversa pelo Instagram @sindiplastes.

 

Vias de FATO

As inaugurações estão proibidas, o que não significa dizer que as obras não estão acontecendo em Cachoeiro. Uma volta nos bairros mostra que os serviços seguem a pleno vapor. 

O prefeito de Cachoeiro, Victor Coelho, tem apanhado bastante durante as sessões da Câmara. Vez por outra, até vereadores da base reclamam, mas o mais contundente tem sido Alexandre Maitan (DEM). 

A esta altura a classificação de Cachoeiro já pode ter até mudado, mas durante os dias de risco moderado, houve pouca preocupação de população e poder público para evitar aglomerações. 

Mesmo após meses de funcionamento restrito ou nenhum, apenas ontem à tarde resolveram fazer manutenção no Bernardino Monteiro, fechando o expediente mais cedo outra vez. 

Cachoeiro tem tantos candidatos que até um concorrente das eleições extemporâneas de Castelo vai agora concorrer à Prefeitura do município: Capitão Sousa.


Wagner Santos Diretor e editor Jornalista

Comentários