GIGANTES, que nada! - Jornal Fato
Artigos

GIGANTES, que nada!

Dias desses ouvi uma amiga partilhar sobre a passagem bíblica trazida no livro de 1 Samuel


Foto: Divulgação

Dias desses ouvi uma amiga partilhar sobre a passagem bíblica trazida no livro de 1 Samuel, capítulo 17, versículo 45:

45Davi, porém, disse ao filisteu: "Você vem contra mim com espada, com lança e com dardos, mas eu vou contra você em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem você desafiou.

Nesse versículo, o Rei Davi, menino franzino, à época pastor de ovelhas e humilde por natureza, foi o único que, mesmo não sendo soldado, teve coragem de aceitar o desafio do gigante Golias que aterrorizava, fazia dias, toda população de Israel.

A coragem desse menino foi zombada por muitos guerreiros que, causando o hoje chamado bullying, tentavam fazê-lo desistir da "maluquice" de lutar. Contudo, os outros desconheciam o fato imprescindível à vitória do jovem, filho caçula de Jessé, qual seja: ele não estava só e tampouco depositava sua força em si próprio. Ao contrário, a coragem do mancebo estava na fé de que Deus não lhe abandonaria nessa batalha.

Diferentemente dos soldados, que aprenderam a guerrear com armas e com a força pessoal, Davi, em seu pequeno trabalho cotidiano, que impunha amoroso cuidado com as frágeis ovelhas, aprendeu a conversar com Deus, aprendeu a cantar louvores por suas vitórias e a chorar clamores em suas dificuldades.

Nesse contato diário com o Criador, muitas vezes, o jovem pastor teve como única alternativa a confiança de que Deus cuidaria dele, logo, tinha um coração, apesar de pecador, aberto ao desapego, ao arrependimento, ao amor e ao perdão.

Assim, amigo do Pai, apesar de nunca ter segurado numa espada e de não haver armadura que coubesse em seu franzino corpo, Davi tinha um diferencial: a confiança no único que lhe poderia ajudar. Ele sabia que, se preciso, o Senhor pelejaria diretamente por ele contra Golias. Afinal, o gigante não zombava de um povo qualquer, mas do próprio Criador. E isto Davi não suportaria ver na passiva, pois, em seu coração, conhecia a Palavra que adverte: "de Deus não se zomba. Pois o que o homem semear isso também colherá" (Gálatas 6, 7).

Deste modo, no momento da luta, que definiria o destino de todo povo de Israel, Davi não levou arma, não se revestiu de capacete e nem de armadura. Ao contrário, levou consigo apenas uma pedra e a fé, que é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não veem" (Hebreus 11).

Antes, porém, de lançar a pedra, esse guerreiro de oração, elevou o pensamento ao céu e, em nome de Deus, profetizou que a vitória seria do povo de Israel.

Assim, Davi, pela fé, lançou a pedra, mas, por certo, o próprio Deus foi quem a guiou até a fronte do gigante, que caiu morto no chão.

Em nossas vidas não é diferente. Muitos são os Golias que cotidianamente se lançam a nossa frente com fim de nos fazer desistir de prosseguir, de nos fazer escravos de nossos medos.

Contudo, quando nos permitimos experimentar o amor de Deus, assim como ocorria no coração de Davi, sobressai em nós a certeza de que tudo somos capazes de enfrentar em nome de Jesus.

Deste modo, pela fé, não há gigante que fique de pé quando Deus está à frente dos desafios, logo, seja qual for a situação que tenta nos fazer parar, que continuemos firmes no caminhar.

Que, como Davi, sejamos capazes de elevar o pensamento ao Senhor e Ele nos dará forças para prosseguir rumo à vitória que nos é necessária.

De fato, problemas sempre teremos, mas podemos vencer cada um dos que ousarem tentar nos acuar. E, se algum se mostrar maior que nós mesmos, que lembremos que não estaremos sós, pois, se clamarmos, o próprio Cristo pelejará por nós.

 

 


Katiuscia Marins Colunista/Jornal Fato Advogada e professora

Comentários