Conexão Mansur: Praça Jerônimo Monteiro Voltando - Jornal Fato
Artigos

Conexão Mansur: Praça Jerônimo Monteiro Voltando

Neste ano, a obra de arte pintada no prédio da Câmara, pode ter iniciado uma nova era cultural e turística. É claro, também a recente reforma do Bernardino Monteiro, obra que começa a ser disponibilizada aos cidadãos


- Ilustração: Zé Ricardo

A Praça Jerônimo Monteiro, no centrão de Cachoeiro, está sofrendo (a favor) transformação extraordinária, a qual, se tiver seguimento, subirá aos píncaros da beleza, da qualidade, do turismo e das artes, além de, principalmente, retornar ao centro das atenções não só de Cachoeiro, mas, também, do Estado e, quem sabe, do Brasil.

Nos tempos recentes, neste ano de 2024, a obra de arte pintada na parede externa do prédio da Câmara dos Vereadores (arte do cachoeirense Rai Bolzan), como que pode ter iniciado essa nova era cultural, turística e muito mais além, dada sua qualidade e ampla visão de quem passa por ali. É claro, também e mais que especialmente, a recente reforma do Palácio Bernardino Monteiro, obra contratada pelo Governo do Estado que, agora, começa a ser disponibilizada aos cidadãos, à medida em que as suas diversas salas se apresentam em conformidade com o uso cultural disponibilizado.

É certo que algo ainda ficou para trás e existe muito ainda para se fazer (que bom!!!), como a recuperação do piso da praça, totalmente bagunçado e destruído pelos que ali se apresentaram em atividades culturais, turísticas, artesanais, esportivas e vandalizantes e etc. (podem essas atividades públicas se apresentarem no presente e, para o futuro, destruir a Praça? Tem culpado nisso? De quem é a culpa?). Vide, por exemplo, e não só, o estado em que está o piso da praça, que tem os famosos e quase centenários ladrilhos da empresa Grafanassi. O leitor sabe que esta indústria ainda existe e está próxima de completar 100 anos de atividade em Cachoeiro, em 2027?)

Além do mais, a ampla via pública de automóveis que é a Praça Jerônimo Monteiro, pode fazer com que se amplie o estacionamento para os dois lados, dando mais movimentação ao centro da cidade, e eliminando quase que integralmente a possibilidade de acidentes com veículos em alta velocidade, como, aliás, já aconteceu mais de uma vez no período de um ano. Os estacionamentos privados ao redor da Praça Jerônimo Monteiro e a ampliação do estacionamento público elevarão muito as possibilidades de a Praça cumprir sua missão... de receber gente daqui e de fora e até no histórico Banco dos Namorados (o leitor sabe onde ele está?)

Proximamente escreverei sobre o que pode, deve e vai acontecer porta a dentro do Palácio, mas, agora, falo apenas do que pode acontecer do lado de fora, com frequência:

- Aos sábados e domingos, ali poderiam se apresentar gente das artes e da música cachoeirense.

- Maior presença semanal dos artesãos e artesãs,

- Apresentação de jovens artistas de escolas públicas e privadas e da sociedade.

- Visitas agendadas de pessoas de menor mobilidade e de pessoas idosas que morem nos nossos abrigos.

-E muitas e muitas mais coisas importantes de nossa cidade, coisas que não aparecem por falta da Praça ou pelo desconhecimento desse espaço tão importante - o jardim da Praça Jerônimo Monteiro.

Claro que existe muito mais coisas e gente a visitarem esse espaço e, repetindo, que dará a nossa cidade uma nova visão turística e cultural, principalmente se juntarmos à Praça Jerônimo Monteiro, a história de nossos cachoeirenses importantes, como: - Rubem Braga, Roberto Carlos, Newton Braga, Luz Del Fuego, que nasceu ali pertinho, Arnoldo Silva (Menininho), Professora Zilma Coelho Pinto, Marcos Resende, Sérgio Sampaio, Raul Sampaio e tantas e tantas outras personalidades de nossa amada terra.

Enfim, essa é a nossa Cachoeiro, esse é o espaço onde tudo começou e, ao mesmo tempo, se multiplicou.

(1 - A impressão que me fica é que nós, cachoeirenses do presente, estamos devendo aos cachoeirenses do passado. Vamos pagar essa nossa dívida?

2 - Mas uma coisa há que ficar mais clara: - A lembrança histórica voltada para os dias de hoje, há de ser aplicada nas demais praças centrais dos demais bairros de Cachoeiro, que também merecem ser ponto de encontro dos cachoeirenses.

3 - Todas as fotos desta CONEXÃO são recentes, de 21/07/2024).

 

 

Comentários