Conexão Mansur: Onde Nasceu Cachoeiro? - Jornal Fato
Artigos

Conexão Mansur: Onde Nasceu Cachoeiro?

Até hoje, eu não vi - ou não me lembro de ter visto - texto histórico/profissional identificando o local onde se iniciou a cidade.


- Ilustração: Zé Ricardo

Sou apenas - e isso já é muito - um apaixonado eterno pela História, principalmente pela História que me é próxima, como a História do Mundo; a História do Brasil; a História do Sul do Espírito Santo e, principalmente, pela História de Cachoeiro de Itapemirim, Terra que escolhi para morar e amar definitivamente e Daqui não saio, Daqui ninguém me tira.

Tudo com Letra Inicial Maiúscula.

Formei-me em Direito, pela FDCI - Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim -, na sua primeira turma (1966/1970), apenas porque era curso que se abrira em Cachoeiro, exatamente quando eu terminara o curso científico em Castelo.

Terminada a Faculdade de Direito, guardei o diploma por algumas décadas, e fui fazer o curso superior de História, na Faculdade de Filosofia Madre Gertrudes de São José, atual São Camilo.

Mas só fiz o primeiro ano. Abandonei a faculdade sei lá porque, mas me lembro que ela era boa e entre tantos bons professores, tinha o Professor João Eurípedes Franklin Leal que, mesmo à distância (ele mudou-se para o Rio de Janeiro), tornou-se meu permanente e cinquentenário amigo e professor.

Quero dizer, com isso, que minhas leituras de História não são profissionais ou técnicas, são apenas (se "apenas" está corretamente aplicada aqui) fruto de uma paixão pela região que me acolheu, desde Muniz Freire, aonde nasci, até Cachoeiro de Itapemirim, de onde "daqui não saio, daqui ninguém me tira". O que quero dizer é que, sendo "historiador" amador, não tenho grande profundidade no estudo e leitura da nossa História, e não é pouca coisa não.

Mas, pelo amadorismo, algumas coisas que li e continuo lendo, vão ficando sem explicação correta (para mim).

Fruto dessa minha "inocência" vou passar serviço para tantos amigos que foram além de mim: - formaram-se em História, pesquisaram nossa História, escreveram artigos, estudos técnicos e publicaram livros da área.

O "serviço" é o que se segue.

ONDE SE INICIOU FISICAMENTE A CIDADE DE CACHOEIRO? EXISTE PONTO FÍSICO DEVIDAMENTE IDENTIFICADO, O QUAL PODEMOS PASSAR POR ELE E DIZER PARA NÓS E PARA TODOS, COM BOA DOSE DE CERTEZA - "AQUI NASCEU CACHOEIRO"?

É que, até hoje, eu não vi - ou não me lembro de ter visto - texto histórico/profissional identificando o local. Nem ninguém dizendo, num bate-papo, conversa "fiada", essa mesma coisa.

E o que escrevo, aqui e daqui pra frente, são palavras e fotos que a minha imaginação entendeu como o local onde nasceu Cachoeiro, fisicamente.

Segundo meus nada profundos estudos (sujeitos a outros entendimentos), e apoiados, entre outros, no historiador Ronald Mignone (no seu livro "Crônicas da História de Marataízes"), Cachoeiro nasceu a partir do Governo Francisco Alberto Rubim, mandato de 1812 a 1819, que abriu estradas entre Minas Gerais e Espírito Santo, construindo nelas vários quartéis, no sentido de proteger os habitantes e visitantes dos ataques indígenas.

"É dessa época" - diz Ronald Mignone - "que se têm notícias, por documentos oficiais, da existência do Quartel da Barca construída na margem sul do Rio Itapemirim, no primeiro encachoeiramento do rio, no local onde hoje é o bairro Baiminas, a seis léguas (39,6 km) da Vila de Itapemirim. O nome do quartel foi uma homenagem a Antonio de Araújo e Azevedo - Conde da Barca, ministro dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, de D. João VI".

Ao lado desse relato de Ronald Mignone, sempre me pairou, independentemente, uma fotografia do fotógrafo prussiano Albert Richard Dietze (1838-1906), que veio para ao Brasil em pouco antes de completar 30 anos de idade. A foto é próxima aos anos 1870, que poderia (é, penso eu) ser a primeira foto de Cachoeiro de Itapemirim, com o aglomerado principal dos imóveis do lado sul do Rio Itapemirim.

Além do mais, existe outra fotografia, essa de 1910 (em livro do Governo Jerônimo Monteiro), que mostra Cachoeiro com um horizonte de montanhas bem parecido.

Com o texto de Ronald Mignone, com minha memória de outros textos históricos e das duas fotos, submeto aos leitores, especialmente aos historiadores, as seguintes perguntas:

- Foi aí que nasceu Cachoeiro de Itapemirim?

- As fotos tem o mesmo horizonte?

- A montanha (morro) ao centro das duas fotos é a mesma montanha?

- A foto mais antiga é próxima (ainda que do outro lado do Rio Itapemirim) do atual cemitério municipal e da Matriz Velha de Cachoeiro, que estão do lado norte do rio?

Fotógrafo Albert Richard Dietze (1838-1906) - Data da foto próxima a 1870.
 

Do livro de fotografias mandado editar pelo governador Jerônimo Monteiro. Foto de 1910.
 

 


Higner Mansur Advogado, guardião da cultura cachoeirense e, atamente, vereador

Comentários