A espiritualidade como elemento de cura - Jornal Fato
Artigos

A espiritualidade como elemento de cura

Assumi rezar na Vila Aconchego. Tínhamos que ir convocando os idosos, hoje quando chego eles já estão aguardando


- Foto: Reprodução/web

O Estatuto do Idoso, no Capítulo II, que trata do direito à liberdade, ao respeito e à dignidade, preconiza que o direito à liberdade compreende, entre seus muitos aspectos, a da crença e culto religioso. E no que se refere à política de atendimento ao idoso, pelas entidades assistenciais e particulares, o artigo 50 prescreve, entre suas obrigações, propiciar assistência religiosa àqueles que desejarem, de acordo com suas crenças. 

Nossa cidade possui quatro Lares, denominados Instituições de Longa Permanência para Idosos, e estes são atendidos mensalmente ou esporadicamente com missas, cultos ou celebrações religiosas.  E por especial carinho com os idosos institucionalizados, o Promotor de Justiça Lucas La Rocca organizou pessoas com disponibilidade para, semanalmente, rezarem o Terço nas entidades, sendo que ele assumiu o compromisso em duas delas.

Os idosos, em geral, apreciam todo tipo de celebração religiosa e são naturalmente ecumênicos. Assumi rezar na Vila Aconchego, que já é meu espaço de trabalho e de vivência e no Lar Nina Arueira. Também são assistidos os Lares São João XXIII e Adelson Rebello Moreira. O que tenho observado merece ser partilhado. Inicialmente, na Vila Aconchego, tínhamos que ir convocando os idosos para o tempo de oração, hoje quando chego eles já estão aguardando em círculo e me passam reprimenda caso atrase. E no Nina Arueira, onde começamos com no máximo quatro idosos, o refeitório fica repleto deles, compenetrados e sempre com palavras de estímulo.

Quanto aos resultados, após 6 meses, chama atenção uma melhor convivência, aceitação das sequelas inerentes à idade, menos reclamações e mais agradecimentos pelo dom da vida, capacidade de pedir pelo irmão mais necessitado, que brota de um coração compassivo e espiritualizado. A oração se transformou num tempo de partilha, união e confraternização, em que se reza, canta e comunga da presença de Deus. A oração do terço tem o poder de elevar o homem até Deus, através da Santíssima Virgem Maria e da meditação dos mistérios da vida de Jesus. E é visível a espiritualidade transformando e agindo como elemento de cura, não só para os institucionalizados como para todos nós, que nos dispomos a orar com eles.


Comentários

VEJA TAMBÉM...