Governo credencia unidade feminina - Jornal Fato
Saúde

Governo credencia unidade feminina

Governo publica credenciamento de Comunidade Terapêutica para tratamento de 30 mulheres


 

por Roney Moraes - [email protected]

 

O Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Coordenação Estadual de Políticas sobre Drogas (CESD), publicou, no Diário Oficial do Estado, o pedido de deferimento do credenciamento da Associação de Apoio Terapêutico Reviver (AATR) para o acolhimento e tratamento de 30 mulheres na unidade feminina de Jaciguá, Vargem Alta. O convênio pode ser conferido nos Diários Oficiais do dia 29 e 31 de março.

 

Este ano, a "Comunidade Terapêutica Amme Reviver" para dependentes químicas já abriu as portas na Associação Cultural para um Mundo Melhor (AMME), no bairro de Volta Redonda, distrito de Jaciguá, em Vargem Alta-ES, conforme acordo firmado entre as diretorias das duas instituições.

 

Na noite do dia 18 de junho do ano passado, o Presidente da Associação de Apoio Terapêutico Reviver, Pe. Gilberto Roberto Silva, acompanhado da equipe técnica da entidade anunciou a implantação de uma unidade da "Casa Reviver" em Jaciguá. A cerimônia contou com a presença de autoridades municipais e distintos membros da sociedade vargem altense e do sul do estado.

 

Após a abertura oficial, três capacitações para a equipe técnica aconteceram em Jaciguá e o vice-governador, César Colnago, visitou com sua comitiva as instalações da Amme Reviver antes de formalizar a parceria.

 

 

Tratamento

 

O processo de triagem para o acolhimento e tratamento de mulheres na Unidade Feminina Adulta para Dependentes Químicas em Jaciguá já está funcionando. No total, 30 vagas, dentre elas sociais, estão disponíveis para o acolhimento e tratamento imediato. As entrevistas são realizadas, a princípio, na sede administrativa da AATR, em Mimoso do Sul-ES.

 

 A marcação das triagens femininas já pode ser feita pelo telefone (28) 3555-0779 ou email [email protected]

 

Mulheres dependentes

A mulher dependente química sofre mais para conseguir tratamento e seu uso de drogas geralmente obtém relatos que geram preconceitos e discriminação. Na maioria dos casos a sexualidade fica comprometida.

 

O uso de drogas pelas mulheres geralmente ocorrem dentro do próprio lar, pelos hábitos e vícios culturais da bebida alcoólica. Também ocorre por experiência, aprovação de grupos e curiosidade. Mas principalmente por envolvimento com ''alguém'' ou um parceiro (a) que fazia uso.

 

O tratamento baseia-se em acolhimento, programas terapêuticos específicos para mulheres e reinserção social. 

 

 

 

A "Casa Reviver"

 

A Associação de Apoio Terapêutico Reviver (Casa Reviver) é uma instituição filantrópica sem fins lucrativos, com sede administrativa em Mimoso do Sul-ES, que atua em vários municípios do Espírito Santo oferecendo, além de projetos de prevenção, capacitação e acompanhamento técnico, Comunidade Terapêutica para Dependentes Químicos, Casas Lares para Idosos e Residências Inclusivas para deficientes físicos e intelectuais. Sua finalidade é apoiar pessoas em situação vulnerável.

 

 

A "Casa Reviver" surgiu por meio do então pároco de Mimoso do Sul, Pe. Gilberto Roberto Silva, que em suas orações acabou vislumbrando o que hoje se materializou em diversas unidades de tratamento para dependentes químicos. Em 2007, o padre reuniu durante um ano, para tomar café na Casa Paroquial de Mimoso, toda a sociedade civil. Em 2008, a primeira unidade masculina adulta surgiu em Mimoso do Sul.  

 

Desde então, todas as equipes são treinadas e capacitadas para atuação nas diversas unidades.

 

 

Sul do Estado

Além da unidade em Jaciguá, Ibatiba, Piúma, Mimoso, Presidente Kennedy, Cariacica e Cachoeiro de Itapemirim já são assistidas pelos serviços da Reviver, que também incluem Casa Lar para Idosos, Residência Inclusiva para Deficientes, Atendimento Ambulatorial e Cursos de Capacitação e Pós-Graduação.

Comentários