ES antecipa vacinação contra gripe - Jornal Fato
Saúde

ES antecipa vacinação contra gripe


O Governo do Espírito Santo vai antecipar a vacinação contra gripe para a próxima segunda-feira (18) e seguirá um cronograma por público-alvo. Pelo menos 679 mil pessoas devem ser imunizadas no Estado, o que representa 80% do público prioritário (849.975 pessoas).

 

Os primeiros a receberem a dose serão os trabalhadores da saúde, as gestantes e as puérperas (mulheres no período até 45 dias após o parto). A partir de 30 de abril, dia D de Mobilização Nacional, até o dia 20 de maio, a vacinação será destinada a todos que compõem o grupo prioritário da campanha.

 

Além dos trabalhadores da saúde, gestantes e puérperas, também estão no grupo prioritário da campanha nacional de vacinação contra gripe as pessoas com 60 anos ou mais; crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade; indígenas; população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional; e pessoas com doenças crônicas, como diabetes, hipertensão, entre outras.

 

A vacina contra gripe fornecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é trivalente e protege contra os vírus influenza A (H1N1), influenza A (H3N2), e influenza B (subtipo Brisbane),

 

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) recebeu, na última semana, 25% do total de 909.200 doses que o Ministério da Saúde enviará para o Espírito Santo. Outras três remessas devem ser enviadas até o dia 29 de abril, totalizando 50% da cota estadual, e mais duas remessas chegarão até o dia 13 de maio, totalizando 100% das doses que serão disponibilizadas para o Estado.

 

A vacinação contra gripe acontecerá em todas as Unidades Básicas de Saúde, nos 78 municípios capixabas. A semana passada e esta semana foram fixadas como período de distribuição das vacinas para os municípios e organização dos serviços municipais de saúde para início da vacinação.

 

 

Cronograma de vacinação contra gripe

 

- A partir de 18 de abril (segunda-feira): trabalhadores da saúde (todos os trabalhadores dos serviços públicos e privados, nos diferentes níveis de complexidade), gestantes e puérperas (mulheres no período até 45 dias após o parto);

 

- A partir de 30 de abril (sábado): vacinação de todos os grupos prioritários da campanha, que é composto por pessoas com 60 anos ou mais; crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade; indígenas; população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional; pessoas com doenças crônicas, como diabetes, hipertensão, entre outras; profissionais de saúde; gestantes e puérperas.

Comentários