Paineiras doa igreja para diocese - Jornal Fato
Religião

Paineiras doa igreja para diocese

Foram doados também dois imóveis laterais à edificação principal devem começar a ser ocupados por missionários


Igreja de Paineiras lotada para a cerimônia de doação realizada neste domingo (Foto: Divulgação)

Fundada e mantida pela Usina Paineiras há cerca de 45 anos, a igreja católica da comunidade em que a indústria está instalada, em Itapemirim, agora pertente à Diocese de Cachoeiro de Itapemirim. A missa de celebração da doação foi realizada na própria igreja Sagrado Coração de Jesus, na manhã de domingo (18), pelo bispo de Cachoeiro, dom Dario Campos, e pelo pároco de Itapemirim, o padre José Carlos.

 

Além da igreja, foram doados à diocese dois imóveis laterais à edificação principal. Ainda neste ano, eles devem começar a ser ocupados por missionários que, em seguida, transformá-lo-ão num espaço para retiros da comunidade católica. Os missionários foram apresentados à comunidade durante a cerimônia, que teve a igreja lotada - inclusive com pessoas de várias cidades.

 

Segundo o diretor presidente da Usina Paineiras, Regis de Carvalho Brito, a doação da igreja "realiza um sonho" dos seus pais que, ao construírem esse templo, desejavam dotar a comunidade de um espaço de perpetuação da fé cristã - que sempre esteve muito presente nessa família líder da empresa há mais de 80 anos.

 

"Quando a igreja foi idealizada, já havia cerca de 300 famílias morando na comunidade, contando com supermercado e escola, mas sem igreja. Meus pais, Ataliba e Heloisa, sentiam que faltava a igreja. Então, meu pai, numa das viagens que sempre fazia para a sua terra natal (em Antônio Dias, no Vale do Aço mineiro), passando por uma cidadezinha chamada Areal (RJ), viu uma igreja exatamente como esta, localizou o arquiteto e contratou o mesmo projeto, que então foi construído aqui em Paineiras", revelou Regis de Carvalho Brito.

 

O bispo Dom Dario, por sua vez, afirmou que suas palavras eram de agradecimento. "Quantas pessoas rezaram aqui! Quantos pais e mães choraram por seus filhos aqui! Quantas famílias trouxeram seus desalentos! Por outro lado, quantos casamentos foram celebrados aqui! Quantos batizados! Quantos louvores! É um dever da diocese assumir essa igreja, com a comunidade. Hoje, rezamos em memória do doutor Ataliba e da dona Heloisa, que certamente estão em júbilo no céu por verem que estamos nesta festa na terra. Quando uma obra como esta é realizada, é Deus presente em nossas vidas! Também rezamos em memória de todos os trabalhadores e de todas as trabalhadoras que já contribuíram para esta empresa e já não estão entre nós, além de pedirmos pela graça e pela saúde dos que trabalham atualmente, para que a Usina Paineiras tenha grande produção e assim ofereça ao seu pessoal vida ativa", afirmou o bispo, durante a celebração.

Comentários

VEJA TAMBÉM...