Hartung: "Crise institucional agrava crise política" - Jornal Fato
Política

Hartung: "Crise institucional agrava crise política"


Foto: Leonardo Duarte/ Secom

 

O governador Paulo Hartung afirmou que a crise institucional que ocorre em Brasília agrava a crise socioeconômica que o país vivência atualmente, com mais de 12 milhões de brasileiros desempregados e queda nas receitas públicas. A análise de Paulo Hartung foi apresentada, nesta quarta-feira (07), em palestra realizada durante o Café de Negócios promovido pela Associação dos Empresários da Serra (Ases). O encontro teve como tema "Os desafios da gestão e inovação em tempos de crise". Hartung falou aos empresários e lideranças da região sobre austeridade fiscal, prioridades do Governo e indicadores de desempenho que tornaram o Espírito Santo referência nacional em gestão e educação pública. O evento reuniu lideranças empresariais no Cerimonial Steffen, em Serra.

 

"O problema é que não é apenas crise econômica, é econômica, política e institucional. Em 2014 não crescemos no Brasil, em 2015 encolhemos em 3,9% e neste ano estamos encolhendo de novo. É possível que o país tenha um encolhimento superior a 3,5%. Se olharmos o número dos três anos [acumulados] teremos o tamanho da crise que vivemos, mas se olharmos o lado político e institucional acho que poucas vezes passamos por uma crise tão delicada e desafiadora como esta", lamentou o governador.

 

Ainda durante a palestra, o governador explicou que, por conta da crise econômica, o que não era prioritário foi reprogramado ou retirado da agenda e lembrou ainda que, entre outras ações para reduzir o custeio da máquina pública, o Estado restringiu o número de cargos comissionados ocupados, revisou a contratação de cargos temporários e renegociou contratos com prestadores de serviço. Hartung detalhou que o Espírito Santo fez déficits milionários em 2013 e 2014, mas em 2015 conseguiu reverter a balança econômica e alcançar um pequeno superávit.

 

"Fizemos tudo com muito diálogo. A cada reação de determinado setor, sentamos à mesa para conversar e explicar a realidade orçamentária do Estado. Foi difícil porque as pessoas ainda não estavam conectadas com a realidade. O papel do líder moderno é explicar o limite e mobilizar na direção certa, mesmo que, em algum momento, isso seja contra a correnteza. Na área pública não podemos adiar problemas, pois mais à frente estará mais difícil de solucionar. Um exemplo é a questão previdenciária. Tínhamos que ter resolvido isso lá trás e agora vejam o tamanho do problema", lastimou.

 

O governador explicou aos empresários que pretende manter o programa de austeridade fiscal. "Estamos vendo a economia nacional esfarelar. No Governo do Estado seguiremos investindo no ajuste fiscal. Estamos encaminhando para fechar o ano com o pagamento de todas as contas em dia e para reduzir o custeio do Estado, com esforço brutal da equipe, em torno de 10% menor do que o ano passado. Isso é inédito no setor público. Mesmo com a redução estamos com toda estrutura de governo funcionando e o pagamento de ativos e inativos em dia", cravou o governador.

 

Paulo Hartung destacou que, em plena crise e mesmo com a política de austeridade fiscal em execução, o Poder Executivo Estadual está implementando políticas públicas importantes para a sociedade, como o Escola Viva, que está em plena fase de expansão, e o Ocupação Social. "São ações que cuidam de nossos jovens", explicou o Hartung ao detalhar os programas.

 

O governador afirmou ainda que, entre as ações prioritárias, o Estado está com investimento robusto na área da saúde pública, o que já possibilitou a abertura de novas vagas nos leitos da rede pública estadual. Hartung adiantou ainda que o Estado está avançando para realização de atendimentos especializados regionalizados nos principais polos do Estado. "Será o fim do trança trança da população nas estradas para vir a Vitória fazer exames e consultas".

 

Hartung detalhou o avanço do Estado na política de reservação de recursos hídricos com a construção de barragens em regiões estratégicas do Estado. "Mesmo com crise, temos ações do Governo nos 78 municípios do Estado", ponderou.

 

Ao final da palestra, o governador falou sobre obras de infraestrutura que estão em execução e irão garantir mais competitividade mercadológica ao Estado. "Com um esforço enorme, e junto com nossa bancada federal lá em Brasília, conseguimos destravar ações importantes para retomada das obras de modernização do Aeroporto e do Complexo Portuário de Vitória, duplicação da BR 101 e Contorno do Mestre Álvaro. Estamos empenhados em avançar em gargalos antigos para ganharmos competitividade neste mundo globalizado que vivemos", disse.

Comentários