Odebrecht Ambiental inicia o projeto ?Juntos pela Água? - Jornal Fato
Meio Ambiente

Odebrecht Ambiental inicia o projeto ?Juntos pela Água?

Os trabalhos são em parceria com a prefeitura de Cachoeiro e envolve os vários segmentos da sociedade


As ações reforçam a necessidade de preservação de nascentes e recuperação de áreas degradadas 


A Odebrecht Ambiental lançou, nesta semana, o programa "Juntos pela Água". O movimento reforça a necessidade de preservação de nascentes e recuperação de áreas degradadas, além de manter o uso consciente da água, especialmente diante da crise hídrica que acomete todo o Espírito Santo e o país.
 

Segundo a direção da empresa, apesar da situação crítica no estado, Cachoeiro permanece com o abastecimento regular, devido aos investimentos quem vêm sendo realizados em parceria com a prefeitura, no sistema de água e esgoto do município, como gestão eficiente e redução de perdas físicas (vazamentos).

 

Segundo Denis Lacerda, diretor da operação de Cachoeiro, as medidas tornam Cachoeiro de Itapemirim referência nacional em saneamento, com os índices mais baixos de perdas do país, cerca de 13%, garantindo que o sistema funcione de maneira efetiva e sem desperdícios.
 

Ele ressalta, porém, que o baixo índice de chuvas neste verão tem reflexo direto no volume de água do rio Itapemirim. Até o momento choveu apenas 30% do esperado. É importante reforçar que a vazão média atual do rio é de 10.000 l/s, sendo que a cidade precisa de 430 l/s para ser abastecida; ou seja, a concessionária capta aproximadamente 4,3% do volume disponível. "Os 16 anos de atuação no município e o trabalho preventivo durante o ano todo possibilitam o domínio de nosso sistema. Mas nosso monitoramento é constante e o incentivo para o uso consciente da água torna-se um aliado neste momento", reforça.

Programa
Para mais informações, os Cachoeirenses podem acessar o site www.juntospelaagua.com.br, que concentra dados sobre a vazão dos mananciais que abastecem as cidades atendidas pela Odebrecht Ambiental. Todas as informações disponíveis neste espaço podem ser compartilhadas nas redes sociais com o uso da hashtag #juntospelaagua. O movimento incentiva que a própria população compartilhe seus hábitos de consumo numa rede de dicas e informações úteis a todos.

Comentários