Três disputam o monopólio do transporte - Jornal Fato
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Três disputam o monopólio do transporte

Empresas concorrentes conheceram itinerários dos ônibus. Visita técnica marca mais uma etapa da licitação do transporte, que ocorre em 23 de fevereiro


 

Duas viações e um consórcio estão interessados em operar o transporte coletivo urbano em Cachoeiro e vão participar da licitação. Nesta quarta-feira (11), representantes delas estiveram no município para uma visita técnica. O objetivo foi conhecer todas as características relacionadas ao serviço e o percurso das linhas de ônibus.

 

As empresas representadas foram a Viação Nossa Senhora Aparecida, do Maranhão, Viação Tabuazeiro, de Vitória (ES), e o Consórcio Novotrans, de Cachoeiro, que é composto pelas viações Flecha Branca, Real, Costa Sul e Santa Luzia.

 

O diretor de transporte da Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados (Agersa), Kleber Paiva, explicou que a visita técnica é importante para que os interessados conheçam as peculiaridades operacionais do transporte público local.

 

"Todos os itinerários foram integralmente percorridos, desde a sede do município, que inclui todos os bairros, aos distritos", esclareceu.

 

MONOPÓLIO

O certame será realizado no dia 23 deste mês e terá apenas um vencedor, mantendo estrutura muito próxima à atual. Segundo o prefeito Carlos Casteglione (PT) disse em recente entrevista, a quebra do monopólio, com a inclusão de mais de um grupo na gestão do sistema, é tecnicamente inviável.

 

Desta forma, a quebra do monopólio, prometida na campanha eleitoral, não vai acontecer. Pode, no máximo, mudar de dono. O grupo Novotrans é composto pelas mesmas empresas que já operam o serviço, sob o nome de Consócio Cachoeiro Integrado.

 

No entanto, o novo contrato, que a passa a vigorar a partir da licitação, prevê a oferta de novos serviços, como o Seletivo (ônibus com ar-condicionado e tarifa diferenciada) e o Expresso (linhas com menos paradas, itinerários diferenciados nos horários de pico e tarifa convencional). Ele também aprimora os mecanismos de gestão e controle da operação do serviço.

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