Rotativo vai usar sistema moderno - Jornal Fato
Geral

Rotativo vai usar sistema moderno

Novo rotativo que está sendo elaborado pela Agersa, Semdurb e Semdef utilizará smartphone


Aplicativo de celular ajudará motorista a encontrar vagas e pagar o rotativo

Motoristas que utilizam vagas de estacionamento rotativo em Cachoeiro de Itapemirim poderão comprar créditos previamente e acioná-los via smartphone no momento em que pararem o carro. O "Rotativo Digital" deverá estar disponível a partir do próximo ano, segundo a Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados (Agersa), responsável pela criação do novo modelo de estacionamento que será ampliado para outros pontos da cidade.

 

Um grupo de trabalho formado por membros da Agersa, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Semdurb) e da Secretaria Municipal de Defesa Social (Semdef) se reúne uma vez por semana para estudar os parâmetros técnicos de licitação do novo modelo de rotativo.

 

De acordo com o diretor de transportes e serviços da Agersa, Kleber Paiva, o sistema de "Rotativo" Digital seria o mais eficiente para a gestão de estacionamento em Cachoeiro. "Esse sistema que estamos estudando implantar na cidade funcionaria através de smartphones, por um aplicativo de celular, com sistema de GPS. E não precisaríamos ensinar a população a utilizá-lo, como ocorre nos parquímetros, onde há a necessidade de um longo processo para ensinar o usuário", afirma Paiva.

 

Ainda segundo Kleber, o "Rotativo Digital" não traria grande impacto para os motoristas acostumados ao atual modelo de rotativo, pois quem não tiver smartphone, poderá procurar o monitor que sempre estará presentes nos rotativos da cidade, e assim retirar o seu tíquete em mãos.

 

"Esse modelo trás alguns benefícios para aqueles que têm smartphone, pois o aplicativo fornecerá informação de vagas de estacionamento disponíveis em tempo real para a região em que o motorista pretende ir. Chegando ao local desejado, basta o motorista baixar os créditos e estará liberado. As informações são enviadas automaticamente para o monitor da área e não será necessária a emissão de tíquete. Quando o tempo estiver perto de vencer, o motorista receberá um aviso em seu celular o alertando a retirar o veículo daquela vaga. É um sistema muito moderno, que poderá permitir que se o tempo total não for utilizado, o usuário fique com o crédito. Como se pagasse pelo tempo fracionado", disse o diretor de transportes e serviços da Agersa.

 

Kleber Paiva, da Agersa, faz parte do grupo que elabora o novo rotativo

 

Vagas serão ampliadas

 

O estacionamento rotativo deve ser estendido a outros pontos da cidade. Hoje, funciona com 460 vagas - há ainda 210 ociosas - no Centro, e pode chegar a 1,2 mil, incluindo outras regiões, como BNH e Novo Parque, por exemplo.

 

Com a ampliação de vagas, segundo Kleber Paiva, novos empregos serão gerados, e a expectativa é que o preço atual de R$ 2,00 por hora permaneça no próximo ano, inclusive com possibilidade do motorista pagar o mesmo valor para permanecer por duas horas em regiões fora do centro da cidade.

 

Um dos objetivos é, também, incentivar a rotatividade nas vagas, permitindo no máximo, duas horas de permanência no mesmo local. O assunto será debatido em audiências públicas .

 

Punição

A concessionária que ganhar a licitação irá gerir todo o rotativo, mas quando houver infração, terá que acionar o município, que vai emitir as notificações. Não está definido, ainda, se os veículos que excederem o tempo de permanência serão removidos ou apenas multados.

Segundo a Agersa, o motorista que extrapolar o tempo de permanência na vaga poderá receber notificação com pequena multa de cinco vezes o valor da tarifa do rotativo, como ocorre na Grande Vitória, e, caso o pagamento não ocorra no prazo máximo de cinco dias, a notificação poderá se transformar em multa de trânsito, cujo valor é de R$ 53,20 e três pontos na carteira.

 

Restrição

 

As regiões onde haverá a exploração do rotativo poderá ter vaga destinada a moradores antigos que não tenham garagem em sua residência. No entanto, a questão ainda não foi defina devido ao levantamento de impacto que está sendo realizado.

 

Carros a serviço do Poder Público terão vagas destinadas a parada por um curto período. O veículo não poderá ficar estacionado como ocorre atualmente.

 

Hoje não existe controle no uso das vagas do rotativo por parte de vereadores e seus assessores. A expectativa é que a partir do novo modelo que será implantado, os parlamentares e funcionários do Legislativo perderão o direito à gratuidade.

 

O rotativo terá disponibilidade de vagas de carga e descarga, para idoso, gestante e deficiente físico e áreas de paradas rápidas.

 

 

 

Audiências públicas

 

A expectativa da Agersa é de que as audiências públicas ocorram em outubro deste ano. Ao todo, acontecerão dois encontros que poderão ocorrer na Câmara Municipal e no Fórum "Horta de Araújo", onde a população poderá dar sugestões para o novo modelo de rotativo.

A ideia é que um canal na internet também seja disponibilizado para que o cidadão possa enviar suas sugestões.

As sugestões coletadas farão parte do termo de referência para a elaboração do edital de licitação que deve ocorrer ainda este ano, para que a concessionária comece a atuar já em 2016.

Comentários