Dengue leva multidão a pronto-atendimento - Jornal Fato
Geral

Dengue leva multidão a pronto-atendimento

Demanda aumentou devido os postos de saúde estarem fechados no feriado, informou a Prefeitura


Durante o período de carnaval houve aumento na procura por atendimento no Pronto Socorro "Paulo Pereira Gomes" (PPG), localizado no bairro Baiminas, em Cachoeiro de Itapemirim, por pessoas com sintomas de dengue.

 

A média de atendimentos no PPG em dias úteis é de 170 a 200 atendimentos. Já aos sábados e domingos, fica entre 120 a 150. Entretanto, nos dias de carnaval - quando foi decretado ponto-facultativo, com plantões de 12 horas, 239 pacientes buscaram socorro no sábado; 186 no domingo; 200 na segunda-feira; 213 na terça-feira; e, até o meio dia de ontem, 172.

 

O balanço parcial, segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Cachoeiro, não é referente apenas a atendimentos de casos suspeitos de dengue. "São vários tipos de sintomas a serem diagnosticados. Esse aumento também pode ter acontecido em virtude de os postos de saúde dos bairros estarem fechados por conta do feriadão", informou o Município.

 

A Secretaria Municipal de Saúde orienta ainda que as pessoas devem procurar uma unidade de saúde mais próxima de seu bairro, antes de ir ao Paulo Pereira. Nos casos de sintomas de dengue, procurar um serviço de saúde o mais rápido possível.

 

Na tarde de quarta-feira (10), com a prefeitura ainda sob ponto facultativo, o PPG estava lotado e havia fila para atendimento na unidade.

 

 

Fotos: Wanderson Amorim

Comentários